Busca avançada
Ano de início
Entree

Ventos e feedback de buracos negros supermassivos

Processo: 16/24857-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Rodrigo Nemmen da Silva
Beneficiário:Ivan Carlos de Almeida
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O feedback de energia devido a buracos negros supermassivos (SMBH) é um dos mecanismos que pode afetar profundamente a evolução das galáxias no universo. Este feedback ocorre através da interação entre a radiação e outflows produzidos pelo buraco negro e o gás da galáxia hospedeira. A natureza de tais outflows é uma questão em aberto na física dos buracos negros. O objetivo desse projeto é executar simulações globais, multidimensionais hidrodinâmicas e magnetohidrodinâmicas de escoamentos acretivos de baixa eficiência radiativa (RIAFs) ao redor de SMBHs, com intuito de investigar a produção de ventos por buraco negros acretando a baixas taxas de alimentação. Quantificaremos o montante de energia, momento e massa carregados pelo outflow, e também caracterizaremos a geometria e colimação do vento e o perfil de densidade do fluxo acretado, que serão comparados com observações. Com esse trabalho avaliaremos se os ventos produzidos por buraco negros são agentes importantes de feedback nas galáxias. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, IVAN; NEMMEN, RODRIGO; WONG, KA-WAH; WU, QINGWEN; IRWIN, JIMMY A. The multiwavelength spectrum of NGC 3115: hot accretion flow properties. Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, v. 475, n. 4, p. 5398-5402, APR 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.