Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da terapia fotodinâmica antimicrobiana na lesão de cárie: análise clínica das restaurações realizadas e análise microbiológica da dentina

Processo: 16/21030-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Silmara Aparecida Milori Corona
Beneficiário:Luísa Valente Gotardo Lara Alves
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Dentística   Dentina   Cárie dentária   Microbiologia oral

Resumo

Este estudo clínico tem por objetivo avaliar o efeito da terapia fotodinâmica antimicrobiana (PDT) na lesão de cárie em dentes decíduos, por meio da avaliação clínica das restaurações realizadas e análise microbiológica da dentina. A amostra será composta por crianças (n=20) de ambos os gêneros, entre 6 e 8 anos de idade, que apresentem lesões de cárie ativas, com cavitação atingindo dentina, localizadas na superfície oclusal (Classe I) de molares decíduos homólogos. Será realizada a remoção seletiva da lesão de cárie, sendo que, nas paredes circundantes será realizada a remoção de toda a dentina necrótica e dentina afetada (desmineralizada) por meio de brocas de aço em baixa rotação, e na parede pulpar será realizada a remoção apenas da dentina necrótica com curetas, sendo mantida a dentina afetada. Os molares decíduos homólogos de cada criança serão distribuídos aleatoriamente em dois grupos de acordo com o tratamento da dentina afetada: 1) PDT ausente (controle) e 2) PDT. Para a terapia fotodinâmica antimicrobiana será utilizado o laser InGaAIP de baixa intensidade, com comprimento de onda de 660 nm, região vermelha do espectro de luz, potência de 100mW e densidade de energia de 640 J/cm2, durante 180 segundos, associado ao fotossensibilizador azul de toluidina 0,01%. Após tratamento da dentina afetada, será realizada lavagem abundante durante 1 minuto. Para análise microbiologia (n=10), serão realizadas coletas de dentina da parede pulpar em três períodos: antes do tratamento da lesão de cárie, após a remoção seletiva da lesão de cárie e após o tratamento da dentina afetada. Será realizada a proteção pulpar com cimento de Hidróxido de Cálcio e cimento Ionômero de Vidro e posteriormente condicionamento com ácido fosfórico a 35%. Os molares decíduos serão restaurados com adesivo (Adper Single Bond 2 - 3M) e resina composta (Z250 - 3M). Para a análise clínica das restaurações (n=20), três profissionais calibrados e experientes utilizarão os critérios United States Public Health Service (USPHS) modificados, nos períodos de 7 dias (após o polimento) e após 6 meses da realização das restaurações. Durante a análise microbiológica, as unidades formadoras de colônias (CFUs) serão contadas, e os resultados serão expressos como CFU/mg de dentina remanescente. Os dados obtidos serão analisados para escolha do método estatístico adequado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOTARDO LARA ALVES, LUISA VALENTE; CURYLOFO-ZOTTI, FABIANA ALMEIDA; BORSATTO, MARIA CRISTINA; DE SOUZA SALVADOR, SERGIO LUIZ; VALERIO, RODRIGO ALEXANDRE; SOUZA-GABRIEL, ALINE EVANGELISTA; MILORI CORONA, SILMARA APARECIDA. Influence of antimicrobial photodynamic therapy in carious lesion. Randomized split-mouth clinical trial in primary molars. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, v. 26, p. 124-130, JUN 2019. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.