Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto dos ácidos graxos dietéticos no perfil lipidômico, oxidativo e ativação dos fatores de transcrição NF-kB e Nrf2 em pacientes com epilepsia submetidos à dieta cetogênica

Processo: 16/12535-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Nágila Raquel Teixeira Damasceno
Beneficiário:Mariana Baldini Prudencio
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Epilepsia   Dieta cetogênica   Estresse oxidativo   NF-kappa B

Resumo

A epilepsia é uma doença neurológica, cuja prevalência é de 0,5 a 1% na população, sendo 20 a 30% refratários ao tratamento medicamentoso. Embora na literatura não haja consenso sobre o papel do estresse oxidativo como agente causal ou consequência da epilepsia, alguns estudos têm identificado associação entre produtos de oxidação e parâmetros clínicos e metabólicos presentes na epilepsia. A base inflamatória da doença vem sendo elucidada através de estudos que demonstram a liberação de citocinas pró-inflamatórias após a indução ou ocorrência de crises epiléticas. A dieta cetogênica (DC) composta por alto teor de gorduras, baixo teor de carboidratos e quantidade proteica adequada tem emergido como um tratamento adjuvante e eficaz no controle de crises. Apesar de sua eficácia ser bem descrita na literatura, in vivo e em humanos pouco se sabe sobre influência da DC em marcadores oxidativos e na modulação de fatores de transcrição como o NF-kB e Nrf2. Além disso, não se sabe sobre o impacto que diferentes tipos de ácidos graxos dietéticos ofertados na DC poderiam ocasionar nesses marcadores. O objetivo será avaliar o impacto de diferentes ácidos graxos dietéticos sobre o perfil lipidômico, oxidativo e ativação dos fatores NF-kB e Nrf2 em crianças e adolescentes com epilepsia submetidos a DC. Trata-se de um estudo clínico tipo caso controle com seguimento de 6 meses, no qual o grupo controle receberá DC clássica rica em colesterol e gordura saturada, e o grupo caso receberá uma DC modificada com redução de pelo menos 20% de gorduras saturadas; aumento em > 50% da oferta de ácido graxo monoinsaturados e ácidos graxos poli-insaturados quando comparados ao grupo controle. Durante o seguimento serão avaliadas características socioeconômicas e clínicas e marcadores: antropométricos; bioquímicos de adesão a dieta; de consumo alimentar; de estresse oxidativo; e de capacidade antioxidante em ambos os grupos. Esses parâmetros serão avaliados em três momentos: antes do início da DC (T0), três meses (T1) e seis meses (T2) após o início do tratamento. As análises estatísticas serão realizadas através do software SPSS. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PRUDENCIO, Mariana Baldini. Impacto dos ácidos graxos dietéticos no perfil lipídico, inflamatório, oxidativo e na ativação dos fatores de transcrição NF-KB e Nrf2 em pacientes com epilepsia submetidos à dieta cetogênica. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.