Busca avançada
Ano de início
Entree

A experiência da queimadura: implicações subjetivas e socioculturais

Processo: 16/16289-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:José Sterza Justo
Beneficiário:Abílio Rezende Macedo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Queimaduras   Serviços de saúde   Subjetividade   Estigma

Resumo

No Brasil, é verificado um número significativo de casos de lesão térmica. Neste cenário, pode-se constatar a existência de tratamento médico especializado, inclusive o de cirurgia plástica reparadora. No entanto, para aqueles que permanecem com sequelas de queimaduras, há poucas ofertas de assistência e cuidado. O objetivo do presente estudo é compreender como a pessoa com sequelas de queimaduras percebe e atribui significados à experiência sofrida, e quais necessidades e demandas apresentam com relação à assistência em saúde após a alta hospitalar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, apoiada na abordagem teórica da Psicologia Social e na contribuição de autores do campo da Saúde Coletiva. A pesquisa será implementada em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Guaratinguetá, onde serão realizados os contatos para o convite à participação na pesquisa. As estratégias metodológicas utilizadas serão entrevistas semiestruturadas e análise de documentos de domínio público. Os dados coletados através de entrevistas serão tratados mediante a técnica da análise de conteúdo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACEDO, Abílio Rezende. A experiência da queimadura : implicações subjetivas e socioculturais. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Assis)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.