Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da variabilidade da marcha habitual em idosos acima e abaixo de 80 anos

Processo: 16/24876-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Daniela Cristina Carvalho de Abreu
Beneficiário:Nathalia Fernanda Grecco Zanellato
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Marcha (locomoção)   Idosos   Fisioterapia   Acidentes por quedas

Resumo

A variabilidade da marcha vem sendo usada como um preditor de quedas entre os idosos. Desta forma é importante observar a relação entre o aumento da variabilidade da marcha e o histórico de queda, pois, por ano, um terço da população idosa cai, e estas podem ter forte impacto na saúde e independência do idoso. Assim, o presente estudo tem como objetivo comparar a variabilidade da marcha com o histórico de quedas e o desempenho funcional entre idosos abaixo e acima de 80 anos. Os idosos serão divididos em dois grupos: Grupo Idoso Jovem (60 - 79 anos, n=38) e Grupo Muito Idoso (acima de 80 anos, n=38). Ambos os grupos passaram por avaliação, que incluirá questionário de Anamnese e Histórico de quedas, escala de Lawton & Brody e avaliação da marcha em velocidade habitual, escolhida pelo próprio idoso, através do equipamento GAITRite Platinum 26' PortableWalkway System, onde serão realizadas três tentativas e a média do total será registrada. Todas as análises estatísticas serão realizadas utilizando o programa SPSS (SPSS for Windows - Versão 16.0 - SPSS inc,) e será adotado nível de significância de 5% (p < 0,05). Os resultados serão expressos como média e desvio padrão da média da variabilidade do comprimento do passo e da velocidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAGNANI, PAOLA ERRERA; FREIRE JUNIOR, RENATO CAMPOS; GRECCO ZANELLATO, NATHALIA FERNANDA; GENOVEZ, MAIARA BAENA; ALVARENGA, ISABELLA CAMARGO; CARVALHO DE ABREU, DANIELA CRISTINA. The influence of aging on the spatial and temporal variables of gait during usual and fast speeds in older adults aged 60 to 102 years. HUMAN MOVEMENT SCIENCE, v. 68, DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.