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Escultoras dos trópicos. participação feminina e relações de gênero nas Bienais de São Paulo (1951-1965)

Processo: 16/21513-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 13 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Ana Paula Cavalcanti Simioni
Beneficiário:Marina Mazze Cerchiaro
Instituição-sede: Museu de Arte Contemporânea (MAC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/19315-5 - Escultoras brasileiras e seus trânsitos: reconhecimento artístico e relações de gênero (1940-1970), BE.EP.DR
Assunto(s):Sociologia da arte   História da arte   Escultura

Resumo

Desde a década de 1970, a história da arte feminista tem demonstrado que as mulheres participaram de diversos modos do sistema de produção artística. Muitos estudos procuram analisar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres artistas em suas tentativas de construção de carreira, bem como refletir sobre o obscurecimento de suas trajetórias e a ausência de seus nomes no cânone. No entanto, são raras as pesquisas a respeito do reconhecimento das artistas.O objetivo deste projeto é compreender a construção do nome e do renome por parte das escultoras atuantes no Brasil nas décadas de 1940 a 1960 premiadas nas primeiras Bienais de São Paulo (1951-1965): Felícia Leirner, Liuba Wolf, Lygia Clark, Maria Martins, Mary Vieira e Zélia Salgado. Especificamente, analisaremos as obras dessas escultoras, premiadas nas Bienais, pertencentes ao Museu de Arte Contemporânea da USP, visando refletir sobre o lugar ocupado por essas mulheres na história da arte que se pretendia delinear. Também investigaremos as dinâmicas de gênero que perpassam as primeiras Bienais de São Paulo e que corroboram para a expressiva participação, premiação e musealização de escultoras da delegação brasileira.Por meio da análise das trajetórias individuais, do evento e das obras, pretende-se discutir por que foi possível a essas artistas, nesse período, obter o reconhecimento.