Busca avançada
Ano de início
Entree

Sincronismo de liberação de potássio de resíduos de Urochloa ruziziensis e sua absorção por cultivares de algodoeiro

Processo: 16/16736-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fábio Rafael Echer
Beneficiário:Vinicius Jose Souza Peres
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias. Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Lixiviação

Resumo

O potássio (K) desempenha um papel importante no metabolismo das plantas, pois está relacionado com o seu crescimento e desenvolvimento, produção e qualidade. Além disso, o K não está associado a nenhuma estrutura orgânica, permitindo que ele seja aplicado na cultura antecessora em sistema de semeadura direta. O objetivo deste trabalho será avaliar o sincronismo de liberação de K pela palhada de Urochloa ruziziensis e a sua absorção por cultivares de algodoeiro sob diferentes manejos das adubação potássica O delineamento experimental será em esquema fatorial 6x2 com cinco repetições Os tratamentos serão: 1 - Sem K e com braquiária; 2 - Sem K e sem braquiária; 3 - 140 kg ha-1 de K2O aplicado na braquiária; 4 - 140 kg ha-1 de K2O aplicado em cobertura no algodoeiro sem braquiária; 5 - 140 kg ha-1 de K2O aplicado em cobertura no algodoeiro com braquiária; 6 - 140 kg ha-1 de K2O aplicado 50% na braquiária e 50% aos 30 DAE do algodoeiro. O segundo fator serão as cultivares de algodão: cultivar precoce FM 954GLT e outra tardia FM 983GLT. Será avaliado a liberação de K pela palha da forrageira; o teor de K no solo nas profundidades de 0-10; 10-20; 20-40, 40-60 e 60-80 cm; a condutância estomática em folhas de algodão nos estádios B1, F1, F7 e C2; o índice de área foliar; stand final; altura da planta; peso médio de capulhos; número de capulhos; produtividade de algodão em caroço; rendimento de fibra, produtividade de algodão em pluma e qualidade de fibra. Um estudo complementar será conduzido em casa de vegetação, em rizotrons, com objetivo de avaliar o crescimento radicular das duas cultivares. As variáveis analisadas serão: o comprimento radicular total (cm), superfície da raiz (cm2), diâmetro médio da raiz (mm), volume da raiz (cm3) bem como o comprimento, a superfície e o volume em cada classe de diâmetro (0-0,50; 0.51-1,0; 1,01-1,50 e > 1,51mm). A relação raiz/parte aérea, base massa de matéria seca, será calculada tomando-se os valores de matéria seca da raiz e da parte aérea. Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey (p <0,05), e os gráficos plotados no software Sigma Plot®. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
La aplicación de potasio en gramíneas forrajeras asegura la obtención de un algodón de mejor calidad 
Aplicação de potássio na gramínea forrageira garante algodão de melhor qualidade 
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (12 total):
Mais itensMenos itens
Mundo Agropecuario (Venezuela): La aplicación de potasio en gramíneas forrajeras asegura la obtención de un algodón de mejor calidad (19/Fev/2021)
Mundo Agropecuario (Venezuela): La aplicación de potasio a la hierba utilizada como cultivo de cobertura garantiza un algodón de mayor calidad (18/Fev/2021)
Farms (Canadá): Application of Potassium to Grass Used as Cover Crop Guarantees Higher-Quality Cotton (17/Fev/2021)
TechCodex (Índia): Application of potassium to grass used as cover crop guarantees higher-quality cotton (17/Fev/2021)
Phys.Org (Reino Unido): Application of potassium to grass used as cover crop guarantees higher-quality cotton (16/Fev/2021)
Science Codex: Application of potassium to grass used as cover crop guarantees higher-quality cotton (16/Fev/2021)
Scienmag Science Magazine (Reino Unido): Application Of Potassium To Grass Used As Cover Crop Guarantees Higher-Quality Cotton (16/Fev/2021)
Brightsurf: Application of potassium to grass used as cover crop guarantees higher-quality cotton (16/Fev/2021)
7thSpace: Application of potassium to grass used as cover crop guarantees higher-quality cotton (16/Fev/2021)
Press-news.org: Application of potassium to grass used as cover crop guarantees higher-quality cotton (16/Fev/2021)
Plantão News (MT): Aplicação de potássio na gramínea forrageira garante algodão de melhor qualidade (10/Dez/2020)
Portal Prudentino: Aplicação de potássio garante algodão de melhor qualidade, aponta estudo (08/Dez/2020)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ECHER, FABIO RAFAEL; SOUZA PERES, VINICIUS JOSE; ROSOLEM, CIRO ANTONIO. Potassium application to the cover crop prior to cotton planting as a fertilization strategy in sandy soils. SCIENTIFIC REPORTS, v. 10, n. 1 NOV 23 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.