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Desenvolvendo medidas ecológicas e frequentes da estimulação cognitiva e psicossocial na infância no contexto de um programa de visitação para jovens gestantes

Processo: 16/13451-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Guilherme Vanoni Polanczyk
Beneficiário:Daniel Graça Fatori de Sá
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/22455-8 - Intervenções na primeira infância e trajetórias de desenvolvimento cognitivo, social e emocional, AP.TEM
Assunto(s):Crianças   Infância   Cognição

Resumo

INTRODUÇÃO: Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional da criança. Nesse período, a interação parental é o principal determinante da estimulação psicossocial e cognitiva que, por sua vez, tem relação com melhor desempenho cognitivo, remuneração, escolaridade e menos problemas de saúde mental na vida adulta. A compreensão da estimulação precoce nos primeiros anos de vida tem como desafios a mensuração da qualidade do ambiente de forma acurada. Assim, o método de Experience Sampling (ES), uma forma de avaliação em tempo real que tem como intuito medir os fenômenos de interesse de forma temporalmente e ecologicamente próxima ao momento de ocorrência é ideal para estudos dessa natureza. OBJETIVOS: Verificar a eficácia de um programa de visitação para jovens gestantes sobre a estimulação cognitiva e psicossocial materna e desenvolver um protocolo de ES para avaliar estimulação cognitiva e psicossocial materna. MÉTODO: 80 primigestas com idade entre 14-20 anos, residentes de São Paulo, participantes de um estudo em andamento foram randomizadas para dois grupos: (1) programa de visitação por enfermeiras e (2) controle (pré-natal usual). Essas mães responderão questões sobre estimulação psicossocial e cognitiva diária da criança via aplicativo para smartphone quando os seus filhos completarem um ano de idade. O aplicativo será configurado para alertar a participante diariamente durante um período de 7 dias. Ao final deste período, as mães serão entrevistadas presencialmente com um questionário com as mesmas perguntas do protocolo de ES para validar o método de ES. (AU)

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