Desenvolvimento de sistemas táticos cativos baseados em asas rotativas
Plataforma de monitoramento aéreo multiuso utilizando veículos aéreos não-tripulad...
Processo: | 15/23182-2 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Vigência (Início): | 01 de março de 2017 |
Vigência (Término): | 31 de março de 2019 |
Área do conhecimento: | Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação |
Pesquisador responsável: | Claudio Fabiano Motta Toledo |
Beneficiário: | Jesimar da Silva Arantes |
Instituição Sede: | Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 13/07375-0 - CeMEAI - Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria, AP.CEPID |
Assunto(s): | Meta-heurística Veículos aéreos não tripulados Modelos matemáticos Sistemas embarcados |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Metaheurísticas | modelagem matematica | Planejamento de MIssão | Planejamento de rotas | Sistemas Embarcados | Veículos Aéreos Não Tripulados | Sistemas Evolutivos Embarcados e Robóticos |
Resumo O presente documento tem por objetivo apresentar uma proposta de doutorado a ser desenvolvida no Programa de Doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional do ICMC/USP. A tese abordará o desenvolvimento de sistemas autônomos para supervisão de missão e segurança de voo em Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs). A supervisão da missão será assegurada através da implementação de um sistema do tipo Mission Oriented Sensor Array (MOSA), responsável pelo correto cumprimento da missão. A segurança de voo será garantida pelo sistema In-Flight Awareness (IFA), responsável por monitorar o funcionamento da aeronave. O funcionamento conjunto dos sistemas mencionados demandará o desenvolvimento de algoritmos capazes de garantir as funcionalidades propostas. Os sistemas serão validados em três etapas: simulações com o simulador de voo FlightGear, simulações usando Hardware-in-the-Loop (HIL) e voos reais, onde os sistemas serão embarcados no modelo de VANT Ararinha desenvolvido no ICMC/USP. | |
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