Busca avançada
Ano de início
Entree

Encapsulação da L-asparaginase em polimerossomos por variação de pH e eletroporação

Processo: 17/03811-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 30 de setembro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Carlota de Oliveira Rangel Yagui
Beneficiário:Alexsandra Conceição Apolinário
Supervisor no Exterior: Giuseppe Battaglia
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University College London (UCL), Inglaterra  
Vinculado à bolsa:14/10456-4 - Desenvolvimento e caracterização de Polimerossomos de poli (óxido de Etileno-beta-ácido láctico) (PEG-PLA) para veiculação de L-asparaginase recombinante, BP.DR
Assunto(s):Nanobiotecnologia   L-asparaginase   Moléculas bioativas

Resumo

Drug delivery nanoestruturados para administração da L-asparaginase (ASNase) podem superar o rápido clearance desta enzima através da sua encapsulação em um compartimento interno de natureza hidrofílico. Além disso, esta estratégia pode permitir a liberação controlada da proteína. Entre as diferentes abordagens nanotecnológicas para a encapsulação de proteínas, os polimerossomos são muito promissores. Os polimerossomos são formados por auto-agregação de blocos de copolímeros anfifílicos em solução aquosa e combinam a estrutura vesicular de lipossomas com a versatilidade dos nanocarreadores poliméricos. Embora o nosso grupo já tenha preparado polimerossomos pelo método de reidratação de filme, conseguimos baixos rendimentos em vesículas e baixa eficiência de encapsulação para ASNase. Portanto, estamos solicitando uma bolsa BEPE para desenvolver polimerossomos em concentrações adequadas, com baixa polidispersidade e maior eficiência de encapsulação para a ASNase em colaboração com o professor Giuseppe Battaglia na University College London, ele é um dos pioneiros na pesquisa de polimerossomos para a administração de fármacos. Usaremos o método de troca de pH e a eletroporação para formar polimerossomos de poli (etilenoglicol)-poli(2-(diisopropilamino)etil metacrilato (PEG-PDPA), um copolímero anfifílico amplamente empregado pelo grupo de pesquisa do professor Battaglia. O espalhamento dinâmico de luz e a microscopia eletrônica de transmissão serão utilizados para caracterizar os polimerossomos e a eficiência da encapsulação será determinada por cromatografia de exclusão molecular. Além disso, destacamos a oportunidade para a formação pessoal e profissional da candidata uma vez que o professor Battaglia está entre os melhores pesquisadores do mundo na área do desenvolvimento de polimerossomos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
APOLINARIO, ALEXSANDRA CONCEICAO; FERRARO, RAFAEL BERTELLI; DE OLIVEIRA, CAMILA AREIAS; PESSOA, JR., ADALBERTO; RANGEL-YAGUI, CARLOTA DE OLIVEIRA. Quality-by-Design Approach for Biological API Encapsulation into Polymersomes Using ``Off-the-Shelf{''} Materials: a Study on L-Asparaginase. AAPS PHARMSCITECH, v. 20, n. 6 AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.