Busca avançada
Ano de início
Entree

Agregação de dados em VANETs

Processo: 16/24454-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Leandro Aparecido Villas
Beneficiário:Ademar Takeo Akabane
Supervisor no Exterior: Richard Werner Nelem Pazzi
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Ontario Institute of Technology (UOIT), Canadá  
Vinculado à bolsa:15/25588-6 - Gerenciamento distribuído de informação em redes sociais veiculares, BP.DR
Assunto(s):Redes de computadores   Agregação de dados

Resumo

As Redes Veículares (VANETs) tem atraído grande interesse dos pesquisadores nos últimos anos. Os maiores objetivos das VANETs são: melhorar a gerência do tráfego e aumentar a segurança e o conforto do motorista e dos passageiros. Vários serviços surgiram para atender as demandas dos usuários, tais como gerenciamento de informações de trânsito cooperativa e orientação de estacionamento. Estes serviços necessitam de informações atualizadas de vários veículos de diferentes regiões geográficas. Dessa forma, um requisito importante para o sucesso da implantação dos serviços em VANETs é a escalabilidade, pois os canais de comunicação sem fios possui uma capacidade limitada. Além disso, podem existir diferentes serviços de VANETs compartilhando os mesmos recursos de banda. Portanto, observa-se que não é possível disseminar todas as informação para todos os participantes da rede veicular. A agregação de dados tem surgido como uma técnica poderosa para melhorar a escalabilidade de comunicação por múltiplos saltos, além disso, pode-se reduzir a demanda de largura de banda por serviço. Dessa forma, em vez de inúmeros veículos enviarem as mensagens de forma redundantes, essas mensagens podem ser agregados em um única mensagem. Então, por meio desta técnica pode-se reduzir o custo das comunicações, além da obtenção de uma informação útil. Neste trabalho, propomos um estudo detalhado de agregação de dados para VANETs. O objetivo deste trabalho é desenvolver de um sistema de agregação genérico que pode resolver os problemas encontrados durante o estudo. Por meio de simulações e análises, esperamos que a nossa abordagem proposta pode garantir o desempenho esperado e alcançar o state-of-the-art.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AKABANE, ADEMAR TAKEO; IMMICH, ROGER; PAZZI, RICHARD WENNER; MAURO MADEIRA, EDMUNDO ROBERTO; VILLAS, LEANDRO APARECIDO. Exploiting Vehicular Social Networks and Dynamic Clustering to Enhance Urban Mobility Management. SENSORS, v. 19, n. 16 AUG 20 2019. Citações Web of Science: 0.
AKABANE, ADEMAR T.; IMMICH, ROGER; PAZZI, RICHARD W.; MADEIRA, EDMUNDO R. M.; VILLAS, LEANDRO A. Distributed Egocentric Betweenness Measure as a Vehicle Selection Mechanism in VANETs: A Performance Evaluation Study. SENSORS, v. 18, n. 8 AUG 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.