Busca avançada
Ano de início
Entree

Machado de Assis crítico literário: a presença francesa na elaboração de sua escritura

Processo: 15/14844-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 01 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Daniela Mantarro Callipo
Beneficiário:Dayane Mussulini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Crítica literária   Machado de Assis

Resumo

Durante toda a sua trajetória na carreira literária, Machado de Assis ocupou-se, também, da colaboração em revistas e jornais de sua época, nos quais pôde, entre outras coisas, discutir a respeito da literatura brasileira. É nesses espaços que se encontra a sua produção de crítico literário, recentemente organizada em um único volume por Sílvia Maria Azevedo, Adriana Dusilek e Daniela Mantarro Callipo, Machado de Assis: crítica literária e textos diversos (2013), cujos artigos revelam a constante reflexão machadiana sobre o fazer literário e crítico, em um período em que, na concepção do autor fluminense, nem sequer existia uma crítica literária consolidada no país. A partir de sua leitura, observa-se um fazer crítico muito próximo daquele observado na cultura francesa, em especial em obras de Madame de Staël, Sainte-Beuve, Louis Etienne e Eugène Pelletan, com os quais Machado parece dialogar na tentativa de constituir uma escritura crítica. Pretende-se, assim sendo, proceder à análise desses textos críticos ao lado da comparação com aqueles dos quatro escritores franceses supracitados, com o intuito de verificar em que medida Machado de Assis se aproxima e se afasta do modelo de crítica literária vigente na França. Defende-se a tese de que Machado absorve os modelos franceses, mas os modifica, a fim de criar o seu próprio modelo ideal do crítico, colaborando, de igual forma, para a discussão da crítica literária brasileira.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MUSSULINI, Dayane. A biblioteca de Machado de Assis na elaboração de sua crítica literária : os casos de Pelletan, Sainte-Beuve e Staël. 2020. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Assis)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.