Busca avançada
Ano de início
Entree

Custo-utilidade do tratamento de pacientes da rede primária de saúde de Presidente Prudente-SP

Processo: 16/12071-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Jamile Sanches Codogno
Beneficiário:Dayane Cristina Queiroz Correia
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade de vida

Resumo

O alto índice de doenças crônicas não transmissíveis têm se associado positivamente com elevados gastos relacionados à saúde, influenciando diretamente na diminuição da qualidade de vida e bem-estar de adultos. Entretanto, estudos brasileiros que avaliem custo-utilidade através de medidas de qualidade de vida e recursos gastos com saúde ainda são escassos na literatura. Dessa forma o objetivo principal do projeto será avaliar custo-utilidade do tratamento de pacientes atendidos em Unidades Básicas de Saúde de Presidente Prudente - SP. A amostra será composta por pelo menos 240 pacientes de UBS da cidade, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 50 anos. Após critérios de inclusão e assinatura dos termos de consentimentos os pacientes serão avaliados quanto: i) qualidade de vida; ii) custos com saúde e iii) atividade física e uso de medicamentos. Quanto à análise estatística, serão usados valores de média, desvio padrão e intervalo de confiança de 95% para estatística descritiva, ANOVA oneway para comparação de variáveis dependentes, teste de ANCOVA (teste post-hoc de Bonferroni) caso haja significância após fatores de confusão e análises de custo-utilidade serão expressos em termos de custo por dia saudável livre de doença ou custo por ano de vida ajustado pela qualidade (QALY). A significância estatística (p-valor) será pré-fixada em valores inferiores a 5%. O software utilizado será o BioEstat (versão 5.0). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
QUEIROZ, DAYANE C.; TURI, BRUNA C.; SARTI, FLAVIA M.; DOS SANTOS FERRO, IZABELA; DE MORAIS, LUANA C.; SANCHES CODOGNO, JAMILE. Association between quality of life, physical activity, use of medication and costs of treatment for chronic diseases in Primary Care. JOURNAL OF SPORTS MEDICINE AND PHYSICAL FITNESS, v. 60, n. 3, p. 456-463, MAR 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORREIA, Dayane Cristina Queiroz. Análise custo-utilidade do tratamento de pacientes da rede primária de saúde de Presidente Prudente-SP. 2018. 105 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Tecnologia..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.