Nós e os nossos nós: impactos da articulação entre literatura e audiovisual para o...
- Auxílios pontuais (curta duração)
Processo: | 17/00367-2 |
Linha de fomento: | Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público |
Vigência (Início): | 01 de fevereiro de 2017 |
Vigência (Término): | 31 de janeiro de 2019 |
Área do conhecimento: | Ciências Humanas - Psicologia |
Pesquisador responsável: | Denise Stefanoni Combinato |
Beneficiário: | Waldirene Pinto de Macedo |
Instituição-sede: | Divisão de Ciências Fundamentais (IEF). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil |
Vinculado ao auxílio: | 14/50841-4 - Nós e os nossos nós: uma proposta interdisciplinar para o ensino médio através da literatura e audiovisual, AP.EP |
Assunto(s): | Ensino médio Ensino e aprendizagem Literatura Recursos audiovisuais |
Resumo Considerando as finalidades do Ensino Médio (EM) de promover, além da compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos, o aprimoramento do educando como ser humano, incluindo a formação ética, a autonomia intelectual e o pensamento crítico, o objetivo geral desta pesquisa é investigar se há e quais são os impactos da articulação da arte literária com o audiovisual no processo ensino-aprendizagem; e os objetivos específicos são: 1) compreender como se dá a participação dos alunos e dos professores nas atividades de ensino que articulem arte literária com audiovisual e 2) analisar as consequências da articulação da arte literária com o audiovisual no comportamento de estudo (engajamento nas atividades de estudo). O projeto fundamenta-se nos princípios teórico-metodológicos da pedagogia histórico-crítica e psicologia sócio-histórica. O público-alvo são alunos vinculados a turmas regulares de EM de uma Escola Estadual de São José dos Campos/SP. Serão planejadas e desenvolvidas atividades orientadas pela articulação entre arte literária e audiovisual, especialmente nas áreas de Língua Portuguesa e Artes. Espera-se, através do trabalho interdisciplinar e da ênfase na linguagem literária e audiovisual, garantir o engajamento do aluno nas atividades de estudo; assim como despertar a compreensão da necessidade da pesquisa como princípio pedagógico na Educação Básica e reforçar a indissociabilidade do ensino-pesquisa-extensão e o compromisso social da Universidade com a Educação Básica. (AU) | |