Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise proteômica das mitocôndrias de fígados de ratos expostos à exposição crônica por fluoreto em dois períodos experimentais

Processo: 16/23414-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marília Afonso Rabelo Buzalaf
Beneficiário:Tamara Teodoro Araujo
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Bioquímica   Proteoma   Fígado   Fluoretos   Mitocôndrias

Resumo

O íon fluoreto (F-), quando ingerido em excesso pode alterar várias funções celulares. Como fígado é um órgão de alta atividade metabólica, tem se tornado alvo de investigações sobre os efeitos colaterais do F, relacionados a alterações na expressão de proteínas metabólicas, aumento no estresse oxidativo e alterações na função mitocondrial. Dessa maneira, o objetivo do presente trabalho será avaliar o perfil de expressão proteica das mitocôndrias de fígados de ratos expostos cronicamente a duas concentrações de fluoreto por meio da água de beber (15 ou 50 ppm), em dois períodos experimentais (20 ou 60 dias). Serão utilizados 36 ratos Wistar machos com 21 dias de vida, os quais serão divididos em 6 grupos (n= 6 animais por grupo), de acordo com a concentração de F- a ser administrada na água de beber [0 mg/L (controle), 15 mg/L, ou 50 mg/L] e o tempo de tratamento (20 ou 60 dias). Decorridos os períodos experimentais, os animais serão anestesiados, o sangue e o fígado serão coletados para a análise de F- no plasma e para a análise proteômica, respectivamente. A análise de F- será feita com o eletrodo íon-sensível após difusão facilitada por hexametildisiloxano. Após realizada a extração mitocondrial, o preparo da amostra para espectrometria de massas será feito de acordo com o protocolo FASP. Será feita análise proteômica quantitativa livre de marcadores (Xevo Q-TOF, Waters). O software PLGS será utilizado para detecção de alterações na expressão de proteínas entre os diferentes grupos. Os dados da concentração plasmática de F- serão analisados pelo teste estatístico apropriado, após checagem da normalidade e homogeneidade (p<0,05). Palavras chave: Proteoma, Fígado, Mitocôndria, Fluoreto, Exposição Crônica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARAUJO, TAMARA TEODORO; BARBOSA SILVA PEREIRA, HELOISA APARECIDA; DIONIZIO, ALINE; SANCHEZ, CAMILA DO CARMO; CARVALHO, THAMYRIS DE SOUZA; FERNANDES, MILENI DA SILVA; RABELO BUZALAF, MARILIA AFONSO. Changes in energy metabolism induced by fluoride: Insights from inside the mitochondria. Chemosphere, v. 236, DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.