Busca avançada
Ano de início
Entree

Proteínas relacionadas à via de sinalização por toll like receptors na tumorigênese desencadeada pelo papilomavírus humano

Processo: 16/25139-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luisa Lina Villa
Beneficiário:Mirian Galliote Morale
Instituição-sede: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (ICESP). Coordenadoria de Serviços de Saúde (CSS). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Imunidade inata   Biologia molecular

Resumo

O Papilomavírus Humano (HPV) foi inicialmente detectado em amostras de câncer cervical na década de 80. A infecção persistente dos HPVs de alto-risco é fator de risco necessário para o desenvolvimento do câncer cervical e independente da resposta imune, inata ou adaptativa, local ou sistêmica, induzida nas mulheres com infecção crônica, em alguns casos tais respostas são ineficientes para eliminar o vírus, resultando em infecção viral persistente e aumento de chance de desenvolvimento tumoral. Os TLRs são uma família de receptores de membrana que participam ativamente da resposta imune inata, reconhecendo padrões de patógenos e sinais de perigo na célula. As vias de sinalização por TLR e pelo NF-kB já foram implicadas em diversas tipos de câncer e doenças autoimune, mas como alterações dessas vias durante a infecção por HPV contribuem para o desenvolvimento de câncer cervical ainda precisa ser elucidado. Durante o Doutorado identifiquei várias proteínas das vias de TLR diferencialmente expressas entre linhagens de células tumorais de origem cervical e queratinócitos normais. Em particular 3 proteínas relacionadas ao sistema imune inato foram encontradas com elevados níveis nas células de câncer cervical, TLR4, SARM1 e HMGB1. As proteínas identificadas, no entanto, precisam de maiores estudos para determinação de seu papel na tumorigênese desencadeada por HPV e seu potencial tanto como biomarcadores como alvos de tratamentos quimioterápicos. Portanto, no presente estudo visamos analisar a importância das alterações da resposta imune inata mediada por TLR na tumorigênese dirigida pela infecção por HPV. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMABUCO, FERNANDO MOREIRA; TAMURA, RODRIGO ESAKI; BETIM PAVAN, ISADORA CAROLINA; MORALE, MIRIAN GALLIOTE; VENTURA, ARMANDO MORAIS. Molecular mechanisms and pharmacological interventions in the replication cycle of human coronaviruses. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY, v. 44, n. 1, 1 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.