Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da permeabilidade vascular em células endoteliais frente a Plasmodium berghei NK65

Processo: 17/00077-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Sabrina Epiphanio
Beneficiário:Gabriel Cândido Moura
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citoesqueleto   Plasmodium   Malária   Síndrome do desconforto respiratório agudo   Células endoteliais   Permeabilidade capilar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citoesqueleto | malária | permeabilidade celular | Plasmodium | Sindrome do Desconforto Respiratório Agudo | Fisiopatologia da Malária

Resumo

A malária é uma doença infecciosa parasitária considerada um problema de saúde pública e representa risco para as mais diversas populações. Presente em 104 países, considerados como áreas endêmicas, esta doença coloca em risco 40% da população mundial. Infecções por Plasmodium spp. podem levar a um quadro respiratório grave, com complicações pulmonares denominadas lesão pulmonar aguda (LPA) e síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). Esta síndrome é caracterizada por inflamação aguda, lesão do endotélio alveolar e do parênquima pulmonar, disfunção e aumento da permeabilidade da barreira alvéolo-capilar pulmonar e, consequente formação de edema. O grande número de fatores potencialmente envolvidos, associados as grandes dificuldades no estudo da doença em humanos, faz com que as bases moleculares desta disfunção pulmonar permaneçam ainda mal compreendidas, levando a uma alta mortalidade nas unidades de saúde. Estudos recentes demonstraram que diferentes componentes da resposta imunológica estão envolvidos na patogênese da LPA/SDRA associada à malária e, tanto fatores do hospedeiro quanto do parasita, possuem importantes funções no desenvolvimento da doença. Modelos murinos, utilizados na pesquisa em LPA/SDRA, demonstraram o envolvimento primordial de neutrófilos, de diversas citocinas e quimiocinas no processo de aumento da permeabilidade vascular. Os mecanismos de regulação da permeabilidade das células endoteliais que envolvem interações dinâmicas e alterações estruturais dos componentes do citoesqueleto possuem papel crítico na modulação da resposta inflamatória e na manutenção do endotélio pulmonar. Assim, devido ao desconhecimento dos elementos determinantes da patogênese da LPA/SDRA associada à malária, este projeto pretende analisar a permeabilidade vascular, especialmente em co-culturas de células endoteliais pulmonares, eritrócitos parasitados. O futuro desenvolvimento de fármacos que modulem esta barreira alvéolo-capilar pode ser essencial para melhorar o prognóstico da enfermidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ORTOLAN, LUANA DOS SANTOS; SERCUNDES, MICHELLE KLEIN; MOURA, GABRIEL CANDIDO; QUIRINO, THATYANE DE CASTRO; DEBONE, DANIELA; COSTA, DOUGLAS DE SOUSA; MURILLO, OSCAR; FARIAS MARINHO, CLAUDIO ROMERO; EPIPHANIO, SABRINA. Endothelial Protein C Receptor Could Contribute to Experimental Malaria-Associated Acute Respiratory Distress Syndrome. JOURNAL OF IMMUNOLOGY RESEARCH, v. 2019, . (14/20451-0, 13/20718-3, 13/00981-1, 17/05782-8, 17/00077-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.