Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do mecanismo antiulcerogênico do limoneno em úlceras gástricas experimentais

Processo: 16/25832-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 31 de março de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Ariane Leite Rozza
Beneficiário:Matheus Chiaradia de Souza
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Farmacologia   Produtos naturais   Antioxidantes   Úlcera gástrica   Limonenos   Modelos animais

Resumo

O desequilíbrio entre fatores agressores à mucosa do estômago e a habilidade da mucosa em defender-se leva à formação de úlcera gástrica, uma erosão profunda na parede do estômago que penetra em toda a espessura da mucosa. Produtos naturais derivados de plantas podem proteger contra o desenvolvimento de úlceras gástricas através da supressão da produção de citocinas inflamatórias e radicais livres e estímulo dos mecanismos de defesa da mucosa. O limoneno (C10H16) é um terpeno presente no óleo essencial da casca do fruto de espécies do gênero Citrus e apresenta atividade gastroprotetora. O presente trabalho tem por objetivos determinar a menor dose efetiva para o efeito gastroprotetor do limoneno, além de investigar o envolvimento das atividades antioxidante e anti-inflamatória no mecanismo gastroprotetor do limoneno. Ratos Wistar machos (n=8) serão submetidos à indução de úlcera gástrica por etanol absoluto, após administração oral de limoneno (25, 50 e 100 mg/kg), carbenoxolona (100 mg/kg, controle positivo) ou veículo (tween 80 a 8%, controle negativo). Após a eutanásia, a área de úlcera será calculada e comparada entre os grupos de tratamento. Fragmentos de estômago serão destinados à análise histológica (coloração com hematoxilina-eosina e ácido periódico-Schiff). Outros fragmentos serão destinados à investigação de efeito antioxidante (atividade das enzimas GPx, GR, SOD e nível de GSH), anti-inflamatório (nível das citocinas TNF-±, IL-6 e IL-10) e infiltração de neutrófilos (atividade da MPO). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, MATHEUS CHIARADIA; VIEIRA, ANA JULIA; BESERRA, FERNANDO PEREIRA; PELLIZZON, CLAUDIA HELENA; NOBREGA, RAFAEL HENRIQUE; ROZZA, ARIANE LEITE. Gastroprotective effect of limonene in rats: Influence on oxidative stress, inflammation and gene expression. Phytomedicine, v. 53, p. 37-42, FEB 2019. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.