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Levantamento e análise de propostas de intervenção em Educação Sexual no Brasil nos últimos vinte anos

Processo: 16/13471-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Paulo Rennes Marcal Ribeiro
Beneficiário:Gabriella Rossetti Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Educação sexual   Documentos

Resumo

A sexualidade tem sido objeto de estudos e pesquisas em diversas áreas do conhecimento: Psicologia, Biologia, Medicina, Economia, Sociologia, História e, principalmente, Educação. Após a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), em 1997, houve uma ampliação das tentativas de entrada da educação sexual na escola, atreladas ao desenvolvimento de projetos e aulas com conteúdos pré-estabelecidos, no entanto, sem consolidar ainda uma política de formação docente que subsidiasse e orientasse a atuação na escola. Verificamos uma intensificação da elaboração de materiais didáticos e investigativos de formação de professores, sobretudo valendo-se das tecnologias digitais. Enquanto a instituição escolar não oferecer possibilidades concretas de legitimação dos direitos sexuais, das diversidades, seja por meio das falas, dos textos ou das imagens, ela não estará cumprindo, de maneira integral, sua função de formar cidadãos em plenitude. Se por um lado temos referências sobre a necessidade dos saberes e sobre a construção do conhecimento sexual, por outro sentimos falta de uma literatura sobre a produção de conhecimentos em torno das propostas de intervenção de trabalhos de educação no Sexual. Deste modo, objetiva-se realizar um levantamento documental e a respectiva análise da produção de conhecimento resultante de propostas de intervenção em educação sexual no Brasil, com a intenção de ir além do conteúdo manifesto nesses documentos, interessando-se pela origem da proposta, as perspectivas, a intervenção e o seu referencial teórico metodológico. Acreditamos que este estudo poderá dar maior visibilidade para a educação sexual considerando seu potencial organizador e a possibilidade de análise e descrição de práticas que fornecerão subsídios teórico-metodológicos para a formação de professores.