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A predominância da música erudita nos cursos de licenciatura em música das universidades estadudais de São Paulo: impactos na formação e atuação docente na educação básica

Processo: 16/16387-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Margarete Arroyo
Beneficiário:Daniel Alexander Storolli Maier
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Currículos e programas   Música popular   Cultura popular   Educação musical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cultura popular | curriculo | Ensino erudito | Licenciatura em Música | música popular | músicos educadores | Educação Musical

Resumo

Este projeto busca abordar a temática da formação nos cursos de licenciatura em música, tendo como foco a pouca presença música da cultura popular e da música popular nos cursos de Licenciatura em Música das três universidades estaduais de São Paulo, (USP, UNESP, UNICAMP). O interesse por esta temática surgiu de uma inquietação pessoal e coletiva (colegas de curso), como estudante de graduação do curso de Licenciatura em Música pela UNESP, cuja matriz curricular tem apenas 60 horas da carga horária total do curso de matérias obrigatórias destinadas exclusivamente à música da cultura popular e à música popular. O objetivo deste projeto é o de estimular uma reflexão crítica sobre a atual formatação acadêmica, por meio de uma comparação entre currículos e entrevistas com graduandos e egressos, buscando, assim, levantar o que a predominância da música erudita pode trazer para a formação e atuação docente na educação básica. Para tal, será realizado um levantamento de dados e um questionário, que será aplicado junto aos atuais graduandos e egressos das respectivas universidades a fim de verificar a posição destes sobre este tema, procedendo-se à análise do material coletado. A relevância desta pesquisa é o de estimular a reflexão sobre o descompasso existente entre a prática artística e intelectual contemporânea, que muitas vezes não se enquadra na polarização popular/erudito, e a estrutura das atuais grades curriculares destas universidades. O estudo desta temática torna-se ainda mais importante com a obrigatoriedade da abordagem da cultura Africana e Indígena no contexto educacional brasileiro atual, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996. (AU)

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