Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação de bactérias celulolíticas e fermentativas isoladas a partir de resíduos de bananas (Musa spp.) na obtenção de compostos de interesse biotecnológico

Processo: 16/20048-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Bernadete Amâncio Varesche
Beneficiário:Raissa Cristina da Silva Mazareli
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/06246-7 - Aplicação do conceito de biorrefinaria a estações de tratamento biológico de águas residuárias: o controle da poluição ambiental aliado à recuperação de matéria e energia, AP.TEM
Assunto(s):Fermentação   Energia renovável   Banana   Biomassa

Resumo

Recentemente, a busca por consórcios microbianos e isolados bacterianos celulolíticos produtores de gás hidrogênio a partir da biomassa vegetal tem sido alvo de estudos, no âmbito de aumentar a produção de H2 e ácidos orgânicos de interesse. Em consideração à alta geração de resíduos da bananicultura e a demanda por energia renovável há necessidade de desenvolvimento de tecnologias sustentáveis que diminuam os impactos negativos causados no ambiente e que supram as necessidades energéticas futuras. Portanto, pretende-se nesse projeto isolar bactérias celulolíticas e fermentativas a partir da banana (Musa spp.) e avaliar sua aplicação como inóculo na produção de H2 e metabólitos solúveis em reator anaeróbio em batelada. Nesses ensaios será usada a banana (a polpa e casca) como substrato orgânico. Para análise desses ensaios será realizado o planejamento fatorial 33, com variação da concentração do substrato (DQO 5,0, 10 e 15 g/L), temperatura (30º, 45º e 55ºC) e pH (5,5, 6,5 e 7,5). As amostras dos reatores em bateladas serão submetidas as análises físico-químicas, como pH, DQO, sólidos suspensos totais (SST) e sólidos suspensos voláteis (SSV), carboidratos, açúcares, fenóis e ácidos orgânicos. A partir do consórcio obtido, será realizado o isolamento de estirpes bacterianas e sua caracterização quanto a utilização de diferentes fontes de carbono. Técnica do PCR/DGGE e identificação filogenética por meio do RNAr 16S serão aplicados para caracterização da biomassa do consórcio de bactérias e dos isolados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VILLA-MONTOYA, ALEJANDRA CAROLINA; DE OLIVEIRA, VALERIA MAIA. Metagenomic analysis of autochthonous microbial biomass from banana waste: Screening design of factors that affect hydrogen production. BIOMASS & BIOENERGY, v. 138, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.
DA SILVA MAZARELI, RAISSA CRISTINA; SAKAMOTO, ISABEL KIMIKO; SILVA, EDSON LUIZ; AMANCIO VARESCHE, MARIA BERNADETE. Bacillus sp. isolated from banana waste and analysis of metabolic pathways in acidogenic systems in hydrogen production. Journal of Environmental Management, v. 247, p. 178-186, OCT 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.