Busca avançada
Ano de início
Entree

Indução à maturação final e ovulação de lambari (Astyanax altiparanae) com análogo de GnRH de salmão

Processo: 16/25988-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 14 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Sergio Ricardo Batlouni
Beneficiário:Mariana Roza de Abreu
Instituição-sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/05741-5 - Perfil da expressão gênica de LHb na hipófise de fêmeas de Astyanax altiparanae induzidas com hormônios sintéticos, utilizando reação em cadeia de polimerase em tempo real (RT-qPCR), BE.EP.DR
Assunto(s):Lambari   Endocrinologia   Expressão gênica

Resumo

O presente projeto tem objetivos de ordem aplicada e de ciência básica. O primeiro é estabelecer um protocolo de indução à maturação final e ovulação de fêmeas de lambari (Astyanax altiparanae) utilizando análogo de GnRH de salmão (sGnRHa). O segundo é compreender o mecanismo desse hormônio nesta espécie, que é considerada um bom modelo para estudos de reprodução para outras espécies tropicais. Para isso, serão testados seis níveis do análogo do GnRH de salmão, equidistantes na faixa de 0 a 160 µg kg-1 e um controle positivo (6 mg EHC kg-1). Para cada tratamento serão utilizadas cinco unidades experimentais de 10L, onde serão alocadas quatro fêmeas (uma para cada tempo de coleta) mais cinco que ficarão para a desova. Serão realizadas cinco coletas em diferentes tempos durante o experimento: antes (T0), três após a indução hormonal (T1), (T2) e (T3) e após a desova (T4), quando os cinco animais remanescentes de cada unidade experimental serão coletados. Em cada tempo, serão coletados: sangue, para análise do perfil hormonal plasmático de estradiol, 17±-20²-diidroxi-4-pregnen-3-ona e prostaglandina F2±; gônadas, para avaliar histologicamente a presença de ovócitos em fase de quebra da vesícula germinativa (GVBD) e folículos pós-ovulatórios após o tempo para a ovulação e correlacionar com os níveis hormonais plasmáticos; e hipófise, para análise da expressão gênica das subunidades beta do lh. Das cinco fêmeas que ficarão até a desova serão coletados dados de fecundidade, taxas de fertilização e eclosão, viabilidade das larvas e gônadas para análise da porcentagem de folículos pós-ovulatórios e ovócitos em GVBD.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROZA DE ABREU, MARIANA; SILVA, LAIZA MARIA DE JESUS; FIGUEIREDO-ARIKI, DANIEL GUIMARAES; SATO, RAFAEL TOMODA; KURADOMI, RAFAEL YUTAKA; BATLOUNI, SERGIO RICARDO. Reproductive performance of lambari (Astyanax altiparanae) in a seminatural system using different protocols. AQUACULTURE RESEARCH, v. 52, n. 2, p. 471-483, FEB 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.