Bolsa 17/01358-7 - Doenças periodontais, Inflamação - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do movimento ortodôntico na progressão da doença periodontal em condições de saúde sistêmica ou obesidade

Processo: 17/01358-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 19 de junho de 2017
Data de Término da vigência: 02 de novembro de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Joni Augusto Cirelli
Beneficiário:Andressa Vilas Boas Nogueira
Supervisor: James Deschner
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universität Bonn, Alemanha  
Vinculado à bolsa:14/20715-7 - Influência do movimento ortodôntico na progressão da doença periodontal em condições de saúde sistêmica ou obesidade, BP.PD
Assunto(s):Doenças periodontais   Inflamação   Obesidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenças Periodontais | Inflamação | movimento ortodôntico | obesidade | Periodontia

Resumo

Estudos têm sido conduzidos para se entender melhor os efeitos da doença periodontal e do movimento ortodôntico nos tecidos periodontais de forma isolada ou concomitante. Porém, não há na literatura estudos que avaliem esses efeitos nos tecidos periodontais de obesos. O objetivo do presente projeto é avaliar in vitro e in vivo o efeito da força biomecânica na progressão da doença periodontal em condição de saúde sistêmica ou obesidade. No estudo in vitro, células do ligamento periodontal de humanos (hPDL) serão expostas ao Porphyromonas gingivalis ATCC 33277, NAMPT, adiponectina, força cíclica tensional (CTS) e suas combinações por 1 e 3 dias. Após os períodos de tratamento, as células e o meio de cultura serão coletados para análise dos mediadores inflamatórios COX2, IL-6, TNF-±, CCL2, CCR2 e MMP-1 por qPCR e ELISA. No estudo in vivo, um total de 50 ratos serão distribuídos em 5 grupos experimentais: controle (C), doença periodontal experimental (P), indução de obesidade seguido de DP (OP), indução de P seguido de movimento ortodôntico (OMP), indução de O seguido de P e OM (OMOP). Os animais serão sacrificados após 7 dias do início do MO. A perda óssea alveolar será mensurada por análise de microtomografia computadorizada e as células do ligamento periodontal serão capturadas por microdissecção a laser (LCM) para se avaliar o perfil protéico de marcadores da inflamação através da análise proteômica. Além disso, será a síntese protéica dos marcadores mais significantes será validada por meio da imunoistoquímica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARCANTONIO, CAMILA CHIERICI; NOGUEIRA, ANDRESSA VILAS BOAS; LEGUIZAM, NATALIA DA PONTE; DE MOLON, RAFAEL SCAF; LOPES, MARIA EDUARDA SCORDAMAIA; SILVA, RENATA CRISTINA LIMA; CERRI, PAULO SERGIO; DESCHNER, JAMES; CIRELLI, JONI AUGUSTO. Effects of obesity on periodontal tissue remodeling during orthodontic movement. AMERICAN JOURNAL OF ORTHODONTICS AND DENTOFACIAL ORTHOPEDICS, v. 159, n. 4, p. 11-pg., . (16/00732-0, 14/20715-7, 17/01358-7, 17/07137-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.