Busca avançada
Ano de início
Entree

O impacto da concentração de água na eletro-oxidação de metanol sobre platina

Processo: 17/00168-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Hamilton Brandão Varela de Albuquerque
Beneficiário:Rafael Luiz Romano
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/16930-7 - Eletrocatálise V: processos eletrocatalíticos de interconversão entre as energias química e elétrica, AP.TEM
Assunto(s):Ácido fosfórico   Eletrocatálise   Eletroquímica   Metanol   Platina   Eletro-oxidação

Resumo

A eletro-oxidação de moléculas orgânicas pequenas sobre platina ocorre comumente por um mecanismo que envolve diferentes caminhos reacionais e diversas etapas de adsorção e dessorção de espécies. Em geral, essas reações se processam por vias paralelas, em que vias diretas e indiretas ocorrem simultaneamente. A eletro-oxidação do metanol sobre platina apresenta um mecanismo que apresenta essas características, as quais podem levar a instabilidades dinâmicas. Sob condições de corrente constante, são observadas oscilações de potencial durante a eletro-oxidação de metanol sobre platina, em meio ácido; o estudo de tais oscilações permite a obtenção de informações detalhadas com relação ao mecanismo da reação. A cinética da reação, assim como a seletividade e distribuição de produtos são afetados por uma série de variáveis, tais como temperatura, concentração do álcool, identidade do eletrólito suporte e concentração de água. Assim sendo, neste trabalho, tem-se como objetivo estudar a influência da concentração de água na eletro-oxidação de metanol sobre platina policristalina, utilizando ácido fosfórico como eletrólito de suporte. O foco é na investigação do impacto da concentração de água em parâmetros cinéticos, como a ordem da reação com relação a água, em função do potencial aplicado. Por outro lado, será estudado em detalhe o efeito da concentração de água e da temperatura na dinâmica oscilatória. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROMANO, RAFAEL L.; OLIVEIRA, MURILO G.; VARELA, HAMILTON. The Impact of Water Concentration on the Electro-Oxidation of Methanol on Platinum. Journal of the Electrochemical Society, v. 167, n. 4 FEB 21 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.