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Efeitos de um curso de gerenciamento de estresse sobre percepção do estresse, empatia e marcadores inflamatórios em graduandos de um curso de medicina

Processo: 17/02524-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Pesquisador responsável:Karina Pavão Patrício
Beneficiário:Ivan da Silva Beteto
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/10854-2 - Efeitos de um curso de gerenciamento de estresse sobre percepção do estresse, empatia e marcadores inflamatórios em graduandos de um curso de medicina, AP.R
Assunto(s):Empatia   Meditação   Marcadores inflamatórios   Estresse psicológico   Estudantes de medicina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:empatia | estresse | estudante de medicina | marcadores ínflamatórios | Meditação | Práticas Integrativas | Práticas Integrativas e Complementares

Resumo

O curso de graduação em Medicina expõe os seus alunos a estresse significativo, com consequências no aprendizado, na motivação e no contato com pacientes, colegas e professores, na qualidade de vida, entre outros. Podendo desencadear a síndrome de esgotamento, problemas na esfera da saúde mental, outras patologias ou agravar as já existentes. O desenvolvimento de estresse psicológico associa-se a alterações nos componentes do sistema inflamatório. A presença de estresse e depressão causa prejuízo da empatia nos graduandos de medicina. Técnicas de meditação e medicina integrativa vêm sendo utilizadas com o objetivo de diminuir os níveis de estresse e aumentar a empatia em estudantes e profissionais da área da saúde, incluindo estudantes de graduação em medicina e médicos. Além de melhorar e diminuir a percepção de estresse e aumentar a empatia, estas técnicas são associadas à diminuição de fatores inflamatórios sistêmicos naqueles que as praticam ou recebem. Este estudo visa avaliar e compreender os efeitos de exercícios de respiração, de exercícios de vivências interpessoais e da meditação sobre a percepção do estresse, a empatia e marcadores inflamatórios de estudantes de graduação em Medicina. (AU)

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