Busca avançada
Ano de início
Entree

Interações hidromorfodinâmicas na bacia hidrográfica do rio sepotuba - alto paraguai, mato grosso - brasil

Processo: 16/07635-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geografia Física
Pesquisador responsável:Paulo Cesar Rocha
Beneficiário:Gustavo Roberto dos Santos Leandro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Mato Grosso   Conectividade   Geomorfologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alto rio Paraguai | Conectividade | Dinâmica fluvial | Mato Grosso | Rio Sepotuba | Geomorfologia

Resumo

A partir da segunda metade do século XX, alguns fatores possibilitaram certas mudanças nos aspectos morfológicos do sistema aluvial no Pantanal Norte, Mato Grosso, dentre eles estão a gradativa expansão na ocupação, tipologias de usos da terra e a exploração de recursos naturais - sobretudo, agrícola, pecuário e, mais recentemente, produção de energia hidroelétrica. Nesse sentido, este trabalho objetiva analisar as interações hidromorfodinâmicas entre os processos socioambientais desenvolvidos na bacia hidrográfica do rio Sepotuba e a morfologia e hidrodinâmica do sistema rio-planície de inundação no baixo curso - em diferentes escalas espaço-temporais. Os pressupostos tomam por base a Abordagem Integrada de elementos da Paisagem, incorporando o conceito de Conectividade. Para tanto, a pesquisa será conduzida considerando: a) etapas de gabinete com revisão teórico-conceitual preliminar e continuada, sistematização e representação dos dados, bem como dos resultados obtidos; b) etapas de campo e laboratório para monitoramento e determinação do comportamento hidrodinâmico em seu ciclo interanual, das características granulométricas dos sedimentos de fundo e concentração em suspensão e c) padrões espaciais de circulação associados à fisiografia da bacia com as especificidades de seus tributários e canal principal. Como produtos serão gerados: a) compartimentação geomorfológica dos setores que constituem a bacia a partir de parâmetros morfométricos; b) mapeamento e classificação dos usos da terra e cobertura vegetal com indicadores de conflitos na ocupação do solo; c) levantamento do aporte de sedimentos e aspectos morfológicos e d) identificação das feições e unidades geomórficas presentes no sistema rio-planície de inundação associado à sua evolução. Espera-se obter melhor entendimento das relações hidrodinâmicas entre o sistema fluvial e os processos hidrogeomorfológicos resultantes da apropriação na sua bacia hidrográfica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUSTAVO ROBERTO DOS SANTOS LEANDRO; PAULO CESAR ROCHA. Expansão agropecuária e degradação ambiental na bacia hidrográfica do rio Sepotuba - Alto Paraguai, Mato Grosso - Brasil. Sociedade e Natureza, v. 31, . (16/07635-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEANDRO, Gustavo Roberto dos Santos. Interações hidromorfodinâmicas na bacia hidrográfica do rio Sepotuba – Alto Paraguai, Mato Grosso – Brasil. 2020. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.