Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do mecanismo funcional e molecular da proteína ligante de RNA PCBP1 no coração

Processo: 17/04899-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 20 de junho de 2017
Vigência (Término): 19 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Edilamar Menezes de Oliveira
Beneficiário:Tiago Fernandes
Supervisor no Exterior: Da Zhi Wang
Instituição-sede: Escola de Educação Física e Esporte (EEFE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Harvard University, Boston, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/17275-8 - Papel do microRNA-205 no déficit angiogênico mediado pela sinalização de FAK na hipertensão arterial: efeito do treinamento físico e perspectiva do potencial terapêutico, BP.PD
Assunto(s):Cardiomegalia   Epigênese genética   Coração   MicroRNAs   Proteínas de transporte   Expressão gênica

Resumo

A cardiomiopatia é um transtorno humano comum que se caracteriza por disfunção contrátil e remodelamento cardíaco, geralmente acompanhada de intolerância ao exercício e anormalidades do músculo esquelético. Mutações genéticas e expressão alterada de genes que codificam muitas moléculas sinalizadoras e proteínas contráteis estão associadas com cardiomiopatia; Contudo, a forma como os cardiomiócitos sentem stress fisiopatológicos para então modular o remodelamento cardíaco e a função permanece mal compreendida. As proteínas ligantes de RNA poli (C) (PCBPs) são conhecidas como proteínas de ligação a RNA que desempenham papéis importantes na expressão de genes através da sua capacidade para ligar em regiões poli (C). Elas estão envolvidos principalmente em várias regulações pós-transcricionais (por exemplo, estabilização de mRNA ou ativação / silenciamento de tradução). A PCBP1, em particular, atua em múltiplos níveis no processo de expressão: como um repressor de tradução, um coativador de transcrição e como um regulador de processamento de RNA. No entanto, o papel da PCBP1 é desconhecido no coração. Aqui, pretendemos investigar o mecanismo funcional e molecular da proteína de ligação ao RNA PCBP1 no coração. Para uma melhor caracterização da PCBP1, realizaremos a análise in silico avaliando o locus do PCBP1 e examinaremos a expressão do long noncoding RNA nesta região, mapearemos os domínios de interação e potenciais RNAs de ligação a PCBP1. Avaliaremos a expressão do gene PCBP1 humano em amostras de pacientes com cardiomiopatia e a expressão de PCBP1 (mRNAs e proteínas) em ratos MDX (coração e músculo esquelético). Geraremos os camundongos PCBP1-KO específicos no coração para avaliar o envolvimento da PCBP1 na função e remodelamento cardíaco. Depois disso, estudaremos os mecanismos moleculares por genes/vias de sinalização nestes animais. Claramente a identificação de novos algos ligantes e a delineação dos mecanismos de controle e vias efetoras correspondentes estabelecerão modelos altamente informativos para uma exploração mais aprofundada.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, CLARISSA P. C.; DE GONZALO-CALVO, DAVID; TORO, ROCIO; FERNANDES, TIAGO; THEISEN, DANIEL; WANG, DA-ZHI; DEVAUX, YVAN; NETWORK, CARDIOLINCTM. Non-coding RNAs and exercise: pathophysiological role and clinical application in the cardiovascular system. Clinical Science, v. 132, n. 9, p. 925-942, MAY 23 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.