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Competências socioemocionais e de carreira em estudantes do ensino médio nos contextos brasileiro e português

Processo: 17/04021-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Lucy Leal Melo-Silva
Beneficiário:Mara de Souza Leal
Supervisor no Exterior: Maria do Ceu Taveira de Castro Silva Bras da Cunha
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidade do Minho (UMinho), Portugal  
Vinculado à bolsa:15/12677-0 - Edu-Car: uma pesquisa-ação para o desenvolvimento de competências socioemocionais e de carreira, BP.DR
Assunto(s):Ensino médio

Resumo

As competências socioemocionais e de carreira estão associadas a ganhos em diversas esferas da vida, incluindo a acadêmica e a profissional. Na contemporaneidade essas competências são consideradas importantes para o desenvolvimento humano e sucesso frente às exigências do mundo do trabalho. Este estudo objetiva conduzir uma comparação transcultural das competências socioemocionais e de carreira no contexto escolar, entre estudantes do ensino médio brasileiro e português. A amostra brasileira é composta por 158 adolescentes da primeira série do ensino médio (dados já coletados) e a portuguesa será constituída por cerca de 158 adolescentes portugueses, também da primeira série do ensino médio. O instrumento utilizado para avaliar as competências socioemocionais no contexto escolar será o Social and Emotional or Non-cognitive Nationwide Assessment (SENNA), instrumento de autorrelato que avalia as competências socioemocionais de estudantes de educação básica. As competências de carreira serão avaliadas por meio do Questionário de Educação à Carreira (QEC), que avalia conhecimentos, habilidades e atitudes em alunos do ensino médio. A comparação entre os grupos será realizada por meio do teste t de student para amostras independentes. Espera-se que este estudo contribua com a produção do conhecimento sobre as diferenças culturais, no que concerne às referidas competências e para a elaboração de intervenções de educação para a carreira mais abrangentes.

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