Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de genes envolvidos em um QTL para brix em espécies Saccarum

Processo: 17/05014-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Anete Pereira de Souza
Beneficiário:Melina Cristina Mancini
Supervisor no Exterior: Ray Ming
Instituição-sede: Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:14/11482-9 - Avaliação da sintenia genômica entre sorgo (Sorghum bicolor) e cana-de-açúcar (Saccharum officinarum): comparação dos genes envolvidos em um QTL para Brix em sorgo à região sintênica em cana-de-açúcar, BP.PD
Assunto(s):Haplotipos

Resumo

A cana-de-açúcar é utilizada para produção de biocombustíveis e açúcar em todo o mundo. As cultivares modernas são originadas de dois genomas diferentes, o Saccharum officinarum e o S. spontaneum, com diferentes números de cromossomos. Este processo permitiu que a transmissão cromossômica se desse de forma assimétrica, resultando em variedades com diferentes números cromossômicos nas células somáticas, geralmente com 100 a 130 cromossomos. A condição aneuploidia e alta ploidia fazem da cana-de-açúcar a espécie cultivada de maior complexidade genética.O uso de ferramentas da biologia molecular tem aumentado à compreensão da relevância da arquitetura do genoma da cana-de-açúcar. É essencial conhecer a posição e o comportamento dos genes que controlam as características com interesse econômico. Uma maneira de obter essa informação é através do sequenciamento do genoma inteiro. Porém, em cana-de-açúcar a reconstrução da sequência presente dentro de um cromossomo é um grande desafio devido à grande quantidade de elementos repetitivos espalhados no genoma. Assim, durante o desenvolvimento de nosso projeto Postdoc (Fapesp 2014 / 11482-9), propusemos utilizar a alta sintenia entre sorgo e cana-de-açúcar para escolher um QTL específico descrito em sorgo ligado ao Brix e explorar esta região em cana-de-açúcar. Os resultados preliminares desta pesquisa mostraram a formação de blocos sintênicos. Agora, nossa principal intenção será avaliar a arquitetura do genoma em uma região específica e conhecer a origem dos genes envolvidos para tal característica. Para as análises envolvendo a evolução do genoma, propusemos uma colaboração com o grupo do Dr. Ray Ming para explorar os principais genes responsáveis pelo acumulo de sacarose bem como o mecanismo associado a esta complexa característica. Assim, este projeto tem como objetivo estudar os genes envolvidos em um QTL para Brix, a fim de conhecer suas origens, comparando com transcritos de espécies do gênero Saccharum.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANCINI, MELINA C.; CARDOSO-SILVA, CLAUDIO B.; SFORCA, DANILO A.; DE SOUZA, ANETE PEREIRA. ``Targeted Sequencing by Gene Synteny,{''} a New Strategy for Polyploid Species: Sequencing and Physical Structure of a Complex Sugarcane Region. FRONTIERS IN PLANT SCIENCE, v. 9, MAR 28 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.