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Educação Matemática nos anos iniciais: dimensões sociais do ensino e aprendizagem da matemática e narrativas de formação

Processo: 17/03757-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 29 de maio de 2017
Vigência (Término): 01 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cármen Lúcia Brancaglion Passos
Beneficiário:Cármen Lúcia Brancaglion Passos
Pesquisador Anfitrião: Helia Margarida Aparicio Pintao de Oliveira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidade de Lisboa, Portugal  
Assunto(s):Educação matemática   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anos Iniciais | educação matemática | formação de professores | Narrativas (auto)biográficas | Tecnologias e ensino de matemática | Educação Matemática

Resumo

Este projeto é parte da pesquisa de pós-doutoramento, em andamento na USP, em que o estudo e analise de "escritas de si", concebidas como dispositivos de investigação e de formação, focalizam professores que ensinam matemática nos anos iniciais, na sua relação com o conhecimento matemático e as dimensões sociais no seu ensino. Pretende-se aprofundar o quadro de referências teóricas e a produção de ferramentas teórico-metodológicas que contribuam para o avanço dos estudos no campo da pesquisa sobre formação de professores que ensinam matemática, especialmente quanto aos aspectos sociais. Considerando que o contexto social exige novos olhares para a escola que se apresenta, pretende-se aprofundar a interlocução com outros pesquisadores a respeito das dimensões sociais quando de analisa a integração da universidade com o fazer da escola da educação básica. O enquadramento teórico focaliza quatro aspectos: narrativas (auto)biográficas; formação de professores; contexto de práticas exploratórias/investigativas; tecnologias informáticas para aprender e ensinar matemática. O corpus de análise será composto por narrativas (auto)biográficas de quatro professoras (duas brasileiras e duas portuguesas). De abordagem qualitativa, a análise contará com referenciais da abordagem (auto)biográfica buscando compreender as singularidades que as narrativas tomam na auto formação em um contexto educativo.

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