Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre a análise biomecânica de testes funcionais de joelho com o desempenho no dinamômetro isocinético em atletas de futsal

Processo: 17/01828-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Paulo Roberto Pereira Santiago
Beneficiário:Arthur Manzini Vieira
Instituição Sede: Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Joelho   Biomecânica   Cinemática   Força muscular   Futebol de salão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomecânica | cinematica | Força Muscular | testes funcionais | Biomecânica

Resumo

O futsal é um esporte com amplos relatos de lesões do membro inferior, sendo a articulação do joelho uma das mais acometidas. Drop Vertical Jump (DVJ) e Single Hop Test (SHT) são testes que analisam alterações no joelho para prevenir lesões em atletas de futsal profissional. Entretanto, na literatura, é escasso o número de trabalhos que correlacionem testes de joelho com o Dinamômetro Isocinético (ISO). Assim, o objetivo do estudo é comparar as variáveis biomecânicas dos membros inferiores (MI) no DJV e no SHT e correlacionar com o ISO, em atletas de futsal. Participarão 15 atletas do sexo masculino, idade de 18 a 35 anos, que irão realizar o DVJ (com auxílio de um caixote de 40cm de altura) o SHT (salto unipodal) e o teste muscular ISO. Duas plataformas de força Bertec estarão localizadas no momento de aterrisagem do DVJ e do salto no SHT. O ISO seguirá um protocolo de três séries de 5, 10 e 20 repetições, nas velocidades de 60°. s-¹, 180°. s-¹ e 300°. s-¹. Vinte e um marcadores retrorefletivos serão colocados no MI, além de 4 sensores de eletromiografia (EMG). As analises serão processadas no software MatLab para obter velocidades angulares do joelho, ângulos de rotação, pico de força de reação do solo através das plataformas e os sinais da ativação muscular captadas pelo EMG. Através do software da Biodex será obtido o pico de torque e índice de simetria da musculatura extensora e flexora do MI (relação I/Q). Em caso de aceite da bolsa FAPESP, existe interesse da bolsa BEPE. A análise estatística será através da correlação de Pearson e test t pareado. O nível de significância será de p < 0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEDO, B. L. S.; CESAR, G. M.; VIEIRA, A. M.; VIEIRA, L. H. P.; CATELLI, D. S.; ANDRADE, V. L.; SANTIAGO, P. R. P.. Knee joint kinematics during the sidestep maneuver in professional futsal athletes: Effect of sport-specific sidestep cutting. SCIENCE & SPORTS, v. 37, n. 3, p. 8-pg., . (10/20538-7, 19/04721-0, 17/01828-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.