Busca avançada
Ano de início
Entree

A crítica de L. S. Vygótski: entre estética, publicística e Psicologia

Processo: 15/17830-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Bruno Barretto Gomide
Beneficiário:Priscila Nascimento Marques
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/08881-0 - A crítica de L.S. Vygotsky: entre estética, publicística e psicologia, BE.EP.PD
Assunto(s):Literatura russa   Crítica literária   Crítica teatral   Estética (filosofia)   Psicólogos   Russos

Resumo

Com origem na recém-concluída tese de doutorado, O Vygótski incógnito: escritos sobre arte (1915-1926), o presente projeto pretende dar um passo ainda maior e mais definitivo para superação da lacuna editorial que caracteriza a circulação dos textos de L. S. Vygótski. Desta feita, pretende-se apresentar traduções de 52 textos, que, juntamente com os 27 textos apresentados na pesquisa anterior, compreendem a totalidade do corpus produzido pelo autor sobre arte atualmente disponível em russo. Esse material revela aspectos ainda pouco explorados da produção e do pensamento vygotskiano, tais como: a relação do autor com o judaísmo e o antissemitismo; resenhas de escritores contemporâneos da "alta" e da "baixa" literatura; relação entre a literatura e eventos históricos; comentários sobre a arte bielorrússia; resenhas de espetáculos teatrais de companhias visitantes, entre as quais havia importantes representantes do teatro russo. Com as traduções, seguidas de comentários críticos, pretende-se contribuir tanto para os estudos eslavísticos brasileiros, em especial sobre literatura e cultura russas, como para os estudos vygotskianos, particularmente na elucidação de momentos ainda muito pouco conhecidos de sua obra. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARQUES, P. N. L.S. Vygotsky's Critique: Between Aesthetics, Publitsistika and Psychology. KULTURNO-ISTORICHESKAYA PSIKHOLOGIYA-CULTURAL-HISTORICAL PSYCHOLOGY, v. 15, n. 4, p. 25-34, 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.