Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de ADME de candidatos a fármacos para o tratamento da tuberculose

Processo: 16/23229-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Rosangela Gonçalves Peccinini
Beneficiário:Taísa Busaranho Franchin
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Farmacocinética   Tuberculose

Resumo

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Mycobacterium tuberculosis ainda muito presente na sociedade, sendo responsável por 10,4 milhões de novos casos em 2015. O tratamento consiste do uso da associação de Isoniazida, Rifampicina,Pirazinamida e Etambutol. Porém são crescentes os casos de resistência aos medicamentos, sendo a Tuberculose Multirresistente e a Tuberculose de Resistência Extensiva, os mais graves e preocupantes. Assim, o grupo de pesquisa da Unifesp-Diadema desenvolveu novos compostos com potencial atividade antimicobacteriana derivados do ácido pirazinóico, principal metabólito da pirazinamida que apresentaram resultados promissores. Considerando que características farmacocinéticas favoráveis resultam em maior chance de continuidade do desenvolvimento dos produtos farmacêuticos, ensaios in vitro podem ser utilizados para prever características farmacocinéticas precocemente, como forma de screening, antes da realização e do planejamento dos estudos in vivo. O presente projeto tem como objetivo a realização de ensaios físico-químicos, através da avaliação da estabilidade química e ex vivo e determinação do log P por método cromatográfico, além dacaracterização da permeabilidade, empregando o modelo de monocamadas Caco-2 e do metabolismo in vitro, empregando microssoma hepático de ratos e de humanos. As informações obtidas neste projeto fundamentarão as decisões com relação ao futuro dos candidatos a fármacos e o planejamento de ensaios pré-clínicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCHIN, TAISA BUSARANHO; ULIAN SILVA, BRUNA CRISTINA; DEGRANDIS, RONE APARECIDO; CORREA, MICHELLE FIDELIS; SIMOES DE QUEIROZ ARANHA, CECILIA MARIA; FERNANDES, JOAO PAULO S.; CAMPOS, MICHEL LEANDRO; PECCININI, ROSANGELA GONCALVES. Assessment of the Physicochemical Properties and Stability for Pharmacokinetic Prediction of Pyrazinoic Acid Derivatives. CURRENT DRUG METABOLISM, v. 21, n. 9, p. 714-721, 2020. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FRANCHIN, Taísa Busaranho. Estudo de ADME de compostos derivados do ácido pirazinóico com atividade antimicobacteriana. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Farmacêuticas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.