Busca avançada
Ano de início
Entree

Taxonomia do gênero Trichomycterus Valenciennes, 1832 (Siluriformes, Trichomycteridae) na bacia do Rio Doce: estudo de uma diversidade remanescente em uma bacia devastada

Processo: 16/25467-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Mario Cesar Cardoso de Pinna
Beneficiário:Vinícius José Carvalho Reis
Instituição-sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):17/17332-7 - Estudo da anatomia comparada dos materiais tipo do gênero Trichomycterus (Siluriformes, Trichomycteridae) das drenagens brasileiras do sudeste, BE.EP.MS
Assunto(s):Ictiologia   Ictiofauna   Trichomycterus   Desastres ambientais   Impactos ambientais

Resumo

Este projeto visa estudar a diversidade de um dos grandes gargalos taxonômicos da ictiofauna neotropical, o gênero Trichomycterus (Siluriformes, Trichomycteridae), com 184 espécies nominais distribuídas por grande parte da América do Sul cis- e trans-Andina. Atualmente, a taxonomia de Trichomycterus é tanto incompleta quanto confusa, com muitas espécies não-descritas e uma multiplicidade de formas já descritas mas de validade incerta. Há consenso de que uma revisão completado gênero é tarefa inexecutável no momento, dada a magnitude dos recursos necessários. Por outro lado,é possível avanço real por meio de uma estratégia localizada, focada em bacias individuais. Neste estudo propõe-se estudar em detalhe a composição de espécies de Trichomycterus na bacia do rio Doce, cuja calha foi recentemente devastada pela tragédia de Mariana. Para isso, será feita uma análise detalhada das variações fenotípicas e concomitantemente uma análise de barcoding (COI). A comparação entre os resultados dos dois tipos de dados e sua projeção no contexto geográfico permitirão uma avaliação detalhada da diversidade do gênero no universo da bacia do rio Doce. Uma investigação nomenclatural irá então definir os nomes disponíveis aplicáveis às espécies reconhecidas, com considerações de prioridade e sinonímias. Espécies sem registro nomenclatural prévio serão descritas como novas na publicação derivada da dissertação. Os dados, tanto morfológicos como moleculares, serão obtidos majoritariamente de coleções ictiológicas já disponíveis, com algumas coletas pontuais para suprir localidades-chave atualmente sub-amostradas. Os resultados do trabalho serão importantes para definir padrões de evidência adequados para reconhecer e diagnosticar espécies de Trichomycterus, para avaliar sua diversidade e para auxiliar em esforços de conservação e recuperação do rio Doce. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIS, VINICIUS J. C.; DE PINNA, MARIO C. C.; PESSALI, TIAGO C. A new species of Trichomycterus Valenciennes 1832 (Trichomycteridae: Siluriformes) from the Rio Doce drainage with remarkable similarities with Bullockia and a CT-scan survey. Journal of Fish Biology, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
DE PINNA, MARIO; ABRAHAO, VITOR; REIS, VINICIUS; ZANATA, ANGELA. A new species of Copionodon representing a relictual occurrence of the Copionodontinae (Siluriformes: Trichomycteridae), with a CT-scan imaging survey of key subfamilial features. Neotropical Ichthyology, v. 16, n. 4, p. -, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.