Busca avançada
Ano de início
Entree

Rutáceas nativas podem ser hospedeiras de Diaphorina citri Kuwayama, 1908 (Hemiptera: Liviidae), vetor das bactérias associadas ao huanglongbing?

Processo: 16/24998-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:José Roberto Postali Parra
Beneficiário:Gustavo Rodrigues Alves
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Entomologia   Citricultura   Rutaceae   Diaphorina citri   Insetos vetores   Interação planta-inseto   Proteção de plantas   Greening (doença de planta)

Resumo

Huanglongbing (HLB) ou "greening" é considerada, atualmente, como a mais séria doença da Citricultura no Brasil e no mundo, cujos sintomas estão associados às bactérias "Candidatus Liberibacter spp". E uma vez que não há medidas curativas para a doença, o manejo baseia-se em medidas preventivas como o controle do inseto vetor Diaphorina citri. Esse inseto apresenta uma ampla gama de hospedeiros que incluem mais de 50 espécies da família Rutaceae, principalmente aquelas do gênero Citrus, embora nem todos os hospedeiros permitem o completo desenvolvimento do inseto. Tais hospedeiros podem desempenhar um papel importante na disseminação da doença pois permitem a sobrevivência do psilídeo nessas plantas na ausência de hospedeiros mais adequados. Embora um grande número de trabalhos relate o desenvolvimento diferencial de D. citri em função de diferentes espécies hospedeiras (principalmente cítricas), pouco se sabe sobre a influência de espécies de rutáceas nativas nos parâmetros bioecológicos de D. citri. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é avaliar 9 espécies nativas da família Rutaceae como potenciais hospedeiros para D. citri visando fornecer subsídios para manejo do vetor. (AU)