Busca avançada
Ano de início
Entree

Usos de vírgulas em textos do Ensino Fundamental II: um estudo longitudinal

Processo: 16/25504-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luciani Ester Tenani
Beneficiário:Tainan Garcia Carvalho
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Língua portuguesa   Prosódia   Fonologia

Resumo

O objetivo central deste projeto de pesquisa é identificar, descrever e analisar usos convencionais e não-convencionais de vírgulas em 232 textos selecionados do Banco de Dados de Escrita do Ensino Fundamental II (desenvolvido a partir de projeto financiado pela FAPESP 2013/14546-5). Os textos foram produzidos por 58 alunos ao longo dos quatro anos do Ensino Fundamental II (EF II) em uma escola pública do interior paulista. A hipótese central é: características prosódicas do Português Brasileiro, notadamente aquelas relativas às fronteiras de constituintes prosódicos, motivam tanto a presença quanto a ausência de vírgulas em enunciados escritos. Esta pesquisa visa contribuir com investigações sobre a relação não dicotômica, mas constitutiva, entre fala e escrita a partir dos empregos de vírgulas. Em se tratando de um estudo longitudinal ainda não realizado no âmbito dos estudos da linguagem, a análise dos usos de vírgulas permitirá: (i) comparar tendências de usos de vírgulas para o ciclo inicial e final do EF II, (ii) identificar se fronteiras de constituintes prosódicos relevantes para caracterizar os usos de vírgulas no ciclo inicial permanecem e/ou se alteram nos textos do ciclo final, e (iii) caracterizar o chamado processo de aquisição de vírgulas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Tainan Garcia. Usos de vírgulas em textos do ensino fundamental II : um estudo longitudinal. 2019. 174 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.