Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparação estética de duas abordagens cirúrgico-restauradoras para o tratamento de recessão gengival associado à lesão cervical não-cariosa: estudo retrospectivo

Processo: 16/26154-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Periodontia
Pesquisador responsável:Mauro Pedrine Santamaria
Beneficiário:Bruna Viana Barbosa
Instituição-sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Retração gengival   Resinas compostas   Estética dentária

Resumo

A literatura mostra que a associação entre a recessão gengival e a lesão cervical não-cariosa cria uma lesão combinada que é bastante comum na população e que tem um prognóstico de tratamento diferente da recessão gengival isoladamente. Além disso, a queixa estética é o principal fator que leva os pacientes a procurarem tratamento. O presente estudo tem o objetivo de fazer análise estética de 2 diferentes abordagens para o tratamento de recessões gengivais associadas à lesão cervical não-cariosa utilizando dois métodos de avaliação. Para tal, quarenta defeitos foram tratados com uma das seguintes abordagens: enxerto de tecido conjuntivo associado à restauração total da lesão cervical não-cariosa com resina composta (CTG+RT) e enxerto de tecido conjuntivo associado à restauração parcial da lesão cervical não-cariosa com resina composta (CTG+RP). As fotos iniciais e finais (6 meses e 1 ano de pós-operatório) dos casos serão montadas em um painel examinadas do ponto de vista estético por dois métodos: 1. O método modificado de RES (MRES) e 2. Pelo ponto de vista do paciente - VAS. Será utilizado teste de variância para avaliação da diferença entre as abordagens. A comparação intragrupo, da evolução da estética após 6 meses e 1 ano será feita também análise de variância. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTAMARIA, MAURO PEDRINE; SILVEIRA, CAMILA AUGUSTO; MATHIAS, INGRID FERNANDES; DA SILVA NEVES, FELIPE LUCAS; DOS SANTOS, LUCIO MURILO; NEVES JARDINI, MARIA APARECIDA; TATAKIS, DIMITRIS N.; SALLUM, ENILSON ANTONIO; BRESCIANI, EDUARDO. Treatment of single maxillary gingival recession associated with non-carious cervical lesion: Randomized clinical trial comparing connective tissue graft alone to graft plus partial restoration. JOURNAL OF CLINICAL PERIODONTOLOGY, v. 45, n. 8, p. 968-976, AUG 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.