Bolsa 16/24680-9 - Placenta, Vírus Zika - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da inflamação de trofoblastos vilosos humanos na infecção por Zika e dengue vírus

Processo: 16/24680-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2017
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria Notomi Sato
Beneficiário:Anna Cláudia Calvielli Castelo Branco
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Placenta   Vírus Zika   Trofoblastos   Inflamação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antinflamatórios | Dengue Vírus | Inflamação | placenta | trofoblastos | Zika vírus | Imunologia Materno Fetal

Resumo

O Zika vírus (ZKV) pertence à família flaviviridae que inclui espéciestransmitidas principalmente por mosquidos Aedes sp. No Brasil, casos demicrocefalia fetal foram associados à infecção por ZKV. Vários mecanismos detolerância operantes durante a gestação e na resposta antiviral e/ouantinflamatória mostram-se indispensáveis para o entendimento da infecçãocongênita do ZKV. A inflamação de células placentárias, como os trofoblastosvilosos, pode estar associada com o aumento de infecções e maior taxa denascimentos pré-termo. Além disto, a inflamação neural induzida por ativação dereceptores Toll-like (TLRs) é capaz de facilitar a infecção viral e contribuir para odesenvolvimento de doenças neurodegenerativas. Desta forma, é possível quea inflamação induzida via TLR4 em trofoblastos vilosos favoreça a infecção porZKV. Para isso, será induzida a inflamação de linhagem de trofoblastos vilosose trofoblastos vilosos primários através do agonista de TLR4 (LPS) eposteriormente infectados com ZKV e comparado com outro flavivirus, o dengue(DENV). Serão avaliadas a replicação viral, produção de citocinas e quimiocinasinflamatórias, reguladoras e antivirais, e expressão de receptores inflamatóriose antivirais. Posteriormente, para estudo das vias de sinalização que levam àinflamação, serão testados alguns antinflamatórios e avaliados quanto areplicação viral, como o inibidor de IKK-2, antagonista de TLR4 (LPS-RS), oresveratrol, um agente natural com ação antioxidante e antinflamatória e AcYVAD-cmk,um inibidor de caspase-1, que atua inibindo a etapa final dosinflamassomas. Após seleção do fármaco será analisada a via de sinalização,através de antagonismo farmacológico e fosforilação da via. O desenvolvimentodo projeto poderá elucidar o papel da inflamação durante a infecção congênitapor ZKV e apontar estratégias imunomoduladoras para o tratamento da infecção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALVIELLI CASTELO BRANCO, ANNA CLAUDIA; PEREIRA, NATALLI ZANETE; YAMADA YOSHIKAWA, FABIO SEITI; DA SILVA OLIVEIRA, LUANDA MARA; EMIDIO TEIXEIRA, FRANCIANE MOURADIAN; OLIVEIRA, LUANA DE MENDONCA; PIETROBON, ANNA JULIA; TORREALBA, MARINA PASSOS; DE LIMA, JOSENILSON FEITOSA; DA SILVA DUARTE, ALBERTO JOSE; et al. Proinflammatory profile of neonatal monocytes induced by microbial ligands is downmodulated by histamine. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, . (16/24680-9, 12/16524-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRANCO, Anna Cláudia Calvielli Castelo. Ativação de vilos placentários humanos com agonista de receptor toll-like 4 na infecção in vitro por Zika vírus. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.