Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito modulador da silibinina sobre inflamassoma NLRP3 induzido por urato monossódico em monócitos de gestantes portadoras de pré-eclâmpsia

Processo: 16/22854-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Terezinha Serrão Peraçoli
Beneficiário:Virgínia Juliani Gomes
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):NF-kappa B   Monócitos   Pré-eclâmpsia   Inflamassomos

Resumo

A pré-eclâmpsia (PE) é uma síndrome específica da gestação, caracterizada por intensa reação inflamatória sistêmica, que contribui significativamente para a patogênese da doença. Monócitos de gestantes pré-eclâmpticas encontram-se ativados endogenamente e produzem níveis elevados das citocinas inflamatórias interleucina-1beta (IL-1²) e fator de necrose tumoral alfa (TNF-±) detectados no plasma e expressam ativação do fator de transcrição nuclear NF-kB e do complexo molecular NLRP3 inflamassoma, responsáveis pela liberação de citocinas inflamatórias biologicamente ativas. Associação entre hiperuricemia, maior produção de radicais livres derivados do oxigênio e produção elevada de TNF-± por monócitos de gestantes portadoras de PE sugerem a participação do ácido úrico como mediador da resposta inflamatória. Além disso, o estímulo in vitro de monócitos com ácido úrico induz ativação do inflamassoma NLRP3 e a produção de níveis elevados de IL-1². A silibinina é o principal componente ativo da silimarina, um complexo polifenólico derivado de frutos e sementes de Silybum marianum e possui importantes atividades anti-inflamatórias e anti-oxidantes. Esse flavonóide exerce efeito inibidor sobre o fator de transcrição NF-kB, essencial para a expressão de citocinas inflamatórias e outras moléculas mediadoras da inflamação. Portanto, o presente projeto tem por objetivo investigar se a silibinina tem efeito modulador sobre o inflamassoma NLRP3 e o fator de transcrição nuclear NF-kB em monócitos estimulados in vitro com urato monossódico (MSU) obtidos de gestantes portadoras de PE e de gestantes normotensas. Monócitos de sangue periférico obtidos de 20 gestantes com PE e de 20 gestantes normotensas no terceiro trimestre da gestação serão cultivados na presença ou ausência de silibinina e de MSU. A ação da silibinina sobre o fator NF-kB será avaliada por meio da determinação da proteína p65 do NF-kB em extrato nuclear das células por ensaio imunoenzimático, além da expressão gênica de NF-kB e TNF-± por RT-qPCR. A ação moduladora da silibinina sobre o inflamassoma será determinada pela expressão gênica do receptor NLRP3, caspase-1e IL-1² por RT-qPCR. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATIAS, MARIANA LETICIA; GOMES, VIRGINIA JULIANI; ROMAO-VEIGA, MARIANA; RIBEIRO, VANESSA ROCHA; NUNES, PRISCILA REZECK; ROMAGNOLI, GRAZIELA GORETE; PERACOLI, JOSE CARLOS; SERRAO PERACOLI, MARIA TEREZINHA. Silibinin Downregulates the NF-B Pathway and NLRP1/NLRP3 Inflammasomes in Monocytes from Pregnant Women with Preeclampsia. Molecules, v. 24, n. 8 APR 2 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.