Busca avançada
Ano de início
Entree

A eletroestimulação como coadjuvante na terapia vocal em idosos

Processo: 17/05187-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 13 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Eliana Maria Gradim Fabbron
Beneficiário:Cinthia Procópio da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/12836-4 - A eletroestimulação como coadjuvante na terapia vocal em idosos, AP.R
Assunto(s):Treinamento da voz   Qualidade da voz   Voz   Estimulação elétrica   Idosos   Reabilitação (terapêutica médica)

Resumo

A estimulação elétrica neuromuscular (NMES) tem sido aplicada como coadjuvante na reabilitação vocal, entretanto, os estudos na presbifonia são escassos e necessitam de pesquisas com maior rigor metodológico. Objetivo: Analisar o efeito imediato e a médio prazo do uso da eletroestimulação associada à terapia vocal na reabilitação vocal em idosos. Método: Ensaio clínico controlado randomizado cego. Participarão indivíduos com 60 anos de idade ou acima com queixas vocais no período do envelhecimento e que apresentarem no exame otorrinolaringológico arqueamento de pregas vocais durante a respiração e/ou fenda fusiforme à fonação. Serão distribuídos de forma randomizada, em grupo experimental (GE) e controle (GC). Todos eles serão atendidos em uma proposta terapêutica de 12 sessões, sendo quatro sessões semanais. O GE realizará a proposta terapêutica utilizando a NMES e o GC, sem a sua aplicação. Os eletrodos serão colocados verticalmente sobre o meio da cartilagem tireoide e da cricotireóideo, e na região submadibular, abaixo do corno posterior do osso hioide, em todos os participantes. Para verificar a efetividade da proposta terapêutica aplicada com a utilização da NMES como coadjuvante, será realizado exame laringológico, autoavaliação, avaliações perceptivoauditiva e de parâmetros acústicos e, de tempos máximos de fonação nos momentos Pré terapia, Pós imediato ao final da proposta terapêutica e um mês após. Serão aplicados testes de análise de comparação dos resultados das avaliações. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)