Busca avançada
Ano de início
Entree

Novos derivados de fluor-quinazolina contendo um grupo biorredutivo para diagnóstico da hipóxia tumoral

Processo: 17/04599-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 12 de maio de 2017
Vigência (Término): 11 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Ivone Carvalho
Beneficiário:Paulo Sérgio Gonçalves Nunes
Supervisor no Exterior: Kuo-Shyan Lin
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of British Columbia (UBC), Canadá  
Vinculado à bolsa:13/27186-7 - Quinazolinas biorredutíveis: síntese e avaliação biológica para diagnóstico por PET e tratamento de tumores em hipóxia, BP.DR
Assunto(s):Química farmacêutica   Hipóxia tumoral   Sondas moleculares   Tomografia por emissão de pósitrons

Resumo

O diagnóstico da hipóxia tumoral é extremamente importante para a escolha do tratamento antitumoral adequado, visto que lesões somáticas que apresentam hipóxia possuem em sua maioria prognósticos negativos. Entre as ferramentas para o diagnóstico da hipóxia, PET molecular é o método mais sensível e não invasivo uma vez que utiliza radiotraçadores com grupos reativos específicos que exploram diferenças entre o potencial redutor do microambiente tumoral em normóxia e hipóxia. O objetivo do presente trabalho consiste na obtenção de novas sondas moleculares para o diagnóstico da hipóxia tumoral a partir do núcleo de quinazolina, o qual é uma estrutura privilegiada no tratamento do câncer. Os compostos alvo baseados na quinazolina (série A e B) irão conter duas unidades diferentes, a biorredutiva (2-nitroimidazol) e o radiotraçador (radionuclídeo 18F), alternados nas posições C-4 e C-6 do anel de quinazolina. Considerando a unidade do radiotraçador, flúor-etileno clássico e grupos com trifluorborato junto com reações de cicloadição azido-alcino catalisada por cobre (I) (CuAAC) (estratégia Click Chemistry) permitirão a síntese de um pequeno conjunto de potenciais marcadores. Além disso, nós propomos também a síntese de um marcador sem o esqueleto de quinazolina, a fim de avaliar o impacto da presença deste grupo nas propriedades do marcador, quando comparados aos que possuem tal grupo. Os compostos sintetizados serão então avaliados em relação à sua estabilidade em plasma de rato, imagem com PET/CT e biodistribuição, coeficiente de partição e absorção celular in vitro.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES NUNES, PAULO SERGIO; ZHANG, ZHENGXING; KUO, HSIOU-TING; ZHANG, CHENGCHENG; ROUSSEAU, JULIE; ROUSSEAU, ETIENNE; LAU, JOSEPH; KWON, DANIEL; CARVALHO, IVONE; BENARD, FRANCOIS; LIN, KUO-SHYAN. Synthesis and evaluation of an F-18-labeled trifluoroborate derivative of 2-nitroimidazole for imaging tumor hypoxia with positron emission tomography. JOURNAL OF LABELLED COMPOUNDS & RADIOPHARMACEUTICALS, v. 61, n. 4, p. 370-379, APR 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.