Busca avançada
Ano de início
Entree

Sequenciamento de nova geração aplicado a estudos de sistemática e diversificação de vespas de figo neotropicais (Hymenoptera: Agaonidae)

Processo: 17/00647-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 26 de julho de 2017
Vigência (Término): 25 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Rodrigo Augusto Santinelo Pereira
Beneficiário:Fernando Henrique Antoniolli Farache
Supervisor no Exterior: Jean Yves Rasplus
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Centre de Biologie et de Gestion des Populations (CBGP), França  
Vinculado à bolsa:15/06430-2 - Taxonomia, filogenia molecular e evolução da especialização ao hospedeiro em dois gêneros de vespas-de-figo neotropicais (Pegoscapus Cameron, 1906 e Idarnes Walker, 1843; Hymenoptera, Agaonidae), BP.PD
Assunto(s):Interação planta-inseto   Hymenoptera   Filogenia   Figueira   Vespas   Mutualismo (biologia)

Resumo

A associação entre figueiras (Moraceae, Ficus) e suas vespas polinizadoras (Agaonidae: Agaoninae, Kradibiinae e Tetrapusiinae) é um dos exemplos mais célebres de mutualismo planta-inseto. Devido a sua associação altamente específica, as relações filogenéticas de figueiras e suas vespas associadas foram amplamente estudadas, e muitas hipóteses que tanto as vespas polinizadoras quanto vespas de figo não-polinizadoras (NPFW) diversificaram concomitantemente com seus hospedeiros. Apesar de diversos estudos focarem em relações filogenéticas entre subfamílias e gêneros de vespas-de-figo, estudos em escala mais refinada, com amostragem abrangente de espécies dentro de um gênero são necessários. Além disso, o falta de informação taxonômica dificulta o progresso na compreensão das relações evolutivas entre figueiras e suas vespas associadas. Neste projeto objetivamos inferir relações filogenéticas no gênero de vespas Neotropical Pegoscapus Cameron, 1906 utilizando métodos de sequenciamento de próxima geração (targeted enrichment of ultraconserved elements). As filogenias dos polinizadores serão comparadas com análises filogenéticas recentes no gênero de não polinizadores Idarnes Walker, 1843, de forma a avaliar como ambos os grupos se diversificaram em seus hospedeiros. Este estudo nos permitirá analisar em escala fina a diversificação de polinizadores e NPFW e a evolução da especialização aos hospedeiros, e responder as seguintes questões: (1) alguns clados de Idarnes e Pegoscapus tendem a ser específicos ou generalistas? (2) Espécies mais proximamente relacionadas tendem a ser associadas a um mesmo hospedeiro ou complexo de espécies hospedeiras? (3) Os polinizadores são mais específicos que não-polinizadores? (4) Não polinizadores e polinizadores ocorrendo em um mesmo hospedeiro irradiaram juntos? A execução deste projeto também irá colaborar com a análise filogenética global em vespas-de-figo polinizadoras liderada por J-Y Rasplus e A. Cruaud. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANTONIOLLI FARACHE, FERNANDO HENRIQUE; PEREIRA, CECILIA BERNARDO; KOSCHNITZKE, CRISTIANA; BARROS, LEVI OLIVEIRA; DE CASTRO SOUZA, ELMECELLI MORAES; FELICIO, DANIEL TIRAPELI; GATTI, FABIAN; CARDONA, WILLIAM; RASPLUS, JEAN-YVES; SANTINELO PEREIRA, RODRIGO AUGUSTO. The unknown followers: Discovery of a new species of Sycobia Walker (Hymenoptera: Epichrysomallinae) associated with Ficus benjamina L. (Moraceae) in the Neotropical region. JOURNAL OF HYMENOPTERA RESEARCH, v. 67, p. 85-102, DEC 31 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.