Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do efeito da clorina E6 no tratamento de gliossarcoma, estudo in vitro

Processo: 17/01469-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Radiologia e Fotobiologia
Pesquisador responsável:Juliana Ferreira Strixino
Beneficiário:Rainara Moreno Sanches de Almeida
Instituição-sede: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Gliossarcoma   Terapia fotodinâmica   Fármacos fotossensibilizantes

Resumo

O gliossarcoma é uma neoplasia maligna altamente agressiva que afeta o Sistema Nervoso Central e corresponde a 2% de todos os tumores cerebrais. Apesar dos avanços nas técnicas convencionais de tratamento, que consistem em remoção cirúrgica da lesão, seguido de radioterapia e quimioterapia como tratamentos secundários, o prognóstico de pacientes com tumores no SNC segue não favorável, tornando-se necessário o desenvolvimento de tratamentos alternativos. A terapia fotodinâmica (TFD) é uma modalidade terapêutica empregada no tratamento de diversas neoplasias malignas. Ela consiste na ação combinada de um composto fotossensível (FS), luz em comprimento de onda adequado a esse composto e oxigênio molecular, gerando espécies reativas de oxigênio que levam as células tumorais a morte por necrose ou apoptose. O objetivo desse trabalho é avaliar a viabilidade celular de células de gliossarcoma 9L/LacZ, submetidos a TFD com a clorina e6, analisando o potencial de uso da terapia para o tratamento desse tipo de neoplasia maligna e observando sua ação in vitro. Será utilizado o FS Fotoenticine® em concentrações de 200 ¼g/ml a 6,25 ¼g/ml, em diluição seriada 1:2, a fonte de luz será um dispositivo à base de LED (Biopdi/Irrad-Led 660) formado por 54 LEDs, com 70mW de potência na região de 660 nm. Para avaliação da ação da terapia, serão analisadas a internalização do FS por meio de microscopia de fluorescência e a viabilidade celular por meio do teste de exclusão por azul de trypan (viabilidade celular), MTT (atividade mitocondrial) e morfologia em microscópio óptico (Leica DM 2500). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA-STRIXINO, JULIANA. Analysis of the effect of photodynamic therapy with Fotoenticine on gliosarcoma cells. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, v. 30, JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.