Busca avançada
Ano de início
Entree

Semânticas não-determinísticas para as lógicas da inconsistência formal

Processo: 16/21928-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Lógica
Pesquisador responsável:Marcelo Esteban Coniglio
Beneficiário:Aldo Figallo Orellano
Instituição-sede: Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Lógica algébrica   Semântica

Resumo

O presente projeto visa continuar os estudos [10, 11] que foram desenvolvidos de março a outubro deste ano enquanto o candidato estava como professor visitante no Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Universidade Estadual de Campinas. Este projeto tem como objetivo desenvolver um estudo semântico das lógicas da inconsistência formal (Logics of Formal Inconsistency, LFIs), utilizando novas semânticas não-determinísticas de tipo algébrico. Muitas LFIs não permitem uma algebrização no sentido Blok-Pigozzi, mas permitem um processo generalizado de Lindenbaum-Tarski via estruturas chamadas de F-estruturas, que são álgebras tradicionais equipadas com uma família de subconjuntos do seu suporte (ver [6]). Adicionalmente, estas lógicas fornecem uma semântica através de hiperálgebras; especificamente, um tipo especial de álgebras não-determinísticas, chamadas de swap structures ([6]). As hiperálgebras têm sido intensamente estudadas nas áreas da Matemática e da Ciência da Computação, mas seu estudo formal do ponto de vistada lógica formal é ainda incipiente. Portanto, o principal objetivo deste projeto é desenvolver uma teoria de tipo algébrico para a semântica de F-estruturas para as LFIs, assim como estudar as suas swap structures usando ferramentas da lógica algébrica abstrata. Este estudo permitirá entender melhor a relação semântica entre lógicas e estruturas algébrico-relacionais através do não-determinismo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIGALLO ORELLANO, ALDO; PASCUAL, INES. On Monadic Operators on Modal Pseudocomplemented De Morgan Algebras and Tetravalent Modal Algebras. STUDIA LOGICA, v. 107, n. 4, p. 591-611, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.