Busca avançada
Ano de início
Entree

Relação entre características demográficas dos tutores e o comportamento dos cães aferido por meio do questionário C-BARQ (Canine Behavioral Assessment and Research Questionnaire)

Processo: 17/06212-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 31 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Carine Savalli Redigolo
Beneficiário:Beatriz Dias Gonçalves da Silva
Instituição-sede: Instituto de Saúde e Sociedade (ISS). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Santos , SP, Brasil
Assunto(s):Etologia   Temperamento   Cães   Comportamento animal   Inquéritos e questionários

Resumo

A avaliação do comportamento e temperamento de cães pode ser importante para o atendimento psicológicos desses animais, para verificar a adequação desses animais para adoção e para integração em diversas atividades como, por exemplo, a Terapia Assistida por Animais e outros tipos de trabalho (ex: cães-guia de cegos). O projeto "Relação afetiva entre seres humanos e seus animais de estimação (P2B)" vinculado ao Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-estar e Comportamento Humano (CEPID Processo Fapesp 2014/50282-5) está sendo conduzido com o intuito de validar o questionário C-BARQ (Canine Behavioral Assessment and Research Questionnaire) para a língua portuguesa. Este questionário permite inferir sobre aspectos do comportamento/temperamento do cão, como treinabilidade, obediência, comportamentos agressivos, medo, ansiedade e excitabilidade. As respostas são dadas por meio de uma escala de cinco pontos, que indicam a frequência/grau de ocorrência de determinados comportamentos. Este projeto, já em andamento, fornecerá dados não só sobre o comportamento/temperamento dos cães, como também sobre características demográficas dos tutores. O ambiente de coleta dos dados será virtual e voluntário por parte dos tutores, não sendo necessário o contato direto com os animais. Esta pesquisa de Iniciação Científica se propõe a auxiliar o projeto "Relação afetiva entre seres humanos e seus animais de estimação (P2B)" e usar a ferramenta C-BARQ para avaliar a relação entre características demográficas dos tutores e o comportamento/temperamento dos cães. (AU)