Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da adição de trimetafosfato e fluoreto em um gel clareador a base de peróxido de hidrogênio a 35% sobre a dureza do esmalte submetido ao uso diário de dentifrício fluoretado

Processo: 16/26132-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Alberto Carlos Botazzo Delbem
Beneficiário:Ronaldo Antônio Tolentino Prette Júnior
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Trimetafosfato de sódio   Clareamento de dente   Peróxido de hidrogênio   Fluoreto de sódio   Dureza

Resumo

A possibilidade minimizar alterações do esmalte após o clareamento dental seria um benefício ao paciente. Os objetivos deste trabalho serão avaliar in vitro a adição do trimetafosfato de sódio (TMP) associado ao fluoreto de sódio a 0,05%, ao peróxido de hidrogênio a 35% e o efeito do uso diário do dentifrício fluoretado (1100 ppm F) ao longo do experimento, sobre a dureza do esmalte dentário. Blocos de esmalte bovino (4 mm x 4 mm, n = 40) serão selecionados através da dureza de superfície inicial (SHI) e divididos em quatro grupos (n = 10), de acordo com os tratamentos: 1) Peróxido de hidrogênio a 35% (PH); 2) PH + 0,05%NaF (PH/F); 3) PH + 0,05%NaF + 0,25%TMP (PH/F/TMP) e 4) HP Blue 35% (FGM - Produtos Odontológicos: HP). Os géis serão aplicados uma única vez, durante 3 sessões de 40 minutos/sessão, a cada 7 dias, totalizando 21 dias. Durante todo o experimento os blocos serão tratados com slurry de dentifrício na concentração de 1100 ppm F (1:3), 2x/dia. Entre as sessões de tratamento e uso de dentifrícios os blocos permanecerão em saliva artificial que será trocada diariamente. Em seguida será determinada a dureza de superfície final (SHF) e a porcentagem de perda de dureza de dureza de superfície (%SH). Os dados serão submetidos à ANOVA seguido pelo teste Student-Newman-Keuls (p < 0,05) se apresentarem distribuição normal e homogênea. Caso contrário, será utilizado a análise de Kruskal-Wallis e o teste de Student-Newman-Keuls (p < 0,05). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRETTE JUNIOR, RONALDO ANTONIO TOLENTINO; DANEION, MARCELLE; PESSAN, JULIANO PELIM; EMERENCIANO, NAYARA GONCALVES; CUNHA, ROBSON FREDERICO; SHINOHARA, MIRELA SANAE; BOTAZZO DELBEM, ALBERTO CARLOS. Effect of daily use of fluoridated dentifrice and bleaching gels containing calcium, fluoride, or trimetaphosphate on enamel hardness: an in vitro study. CLINICAL ORAL INVESTIGATIONS, v. 25, n. 3 JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.