Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanopartículas biogênicas de prata baseadas em Trichoderma harzianum: diferentes condições de síntese, avaliação da cito/genotoxicidade e potencial inibitório de Sclerotinia sclerotiorum

Processo: 16/13692-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Renata de Lima
Beneficiário:Mariana Guilger Casagrande
Instituição-sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Trichoderma harzianum   Sclerotinia sclerotiorum   Nanotecnologia

Resumo

O crescimento populacional tem ocasionado maior demanda por alimentos e busca por soluções que além de levarem à melhoria da produtividade, alcancem o controle das pragas existentes. O Sclerotinia sclerotiorum é um fungo fitopatogênico que afeta diferentes culturas, dentre elas a soja, e vem causando perdas significativas para o Brasil e o restante do mundo. No controle desta praga são utilizados fungicidas químicos, que além de não apresentarem eficácia desejada também apresentam alta toxicidade. Desta forma, como uma alternativa existe o controle biológico, porém estes também muitas vezes têm sua ação prejudicada por fatores ambientais, como por exemplo a exposição ao sol. Um dos micoparasitas bastante estudado é o Trichoderma harzianum, que além de combater o fitopatógeno traz às lavouras alguns benefícios, porém este enfrenta os mesmos problemas de outras espécies utilizadas no controle de pragas. Uma nova tecnologia em destaque nos últimos anos é a nanotecnologia, que apesar de ser recente na área agrícola, apresenta algumas soluções promissoras que direcionam novos estudos e tentam solucionar alguns dos problemas enfrentados. Logo com base neste cenário, a presente proposta visa realizar a síntese biogênica de nanopartículas de prata utilizando como redutor e estabilizante o filtrado de T. harzianum em diferentes condições, e desta maneira integrar o controle biológico e nanotecnologia para aplicação no controle de S. sclerotiorum. O projeto visa ainda a caracterização das nanopartículas, a avaliação da toxicidade das mesmas sobre diferentes linhagens celulares e microrganismos de importância agrícola e os seus efeitos sobre a cultura da soja. A importância deste trabalho se deve à necessidade de se desenvolver soluções que sejam eficazes para o controle de fitopatógenos e reduzam os impactos ambientais, contribuindo para a garantia da alimentação e da saúde. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CASAGRANDE, MARIANA GUILGER; DE LIMA, RENATA. Synthesis of Silver Nanoparticles Mediated by Fungi: A Review. FRONTIERS IN BIOENGINEERING AND BIOTECHNOLOGY, v. 7, OCT 22 2019. Citações Web of Science: 0.
GUILGER-CASAGRANDE, MARIANA; GERMANO-COSTA, TAIS; PASQUOTO-STIGLIANI, TATIANE; FRACETO, LEONARDO FERNANDES; DE LIMA, RENATA. Biosynthesis of silver nanoparticles employing Trichoderma harzianum with enzymatic stimulation for the control of Sclerotinia sclerotiorum. SCIENTIFIC REPORTS, v. 9, OCT 4 2019. Citações Web of Science: 0.
FRACETO, LEONARDO F.; MARUYAMA, CINTIA R.; GUILGER, MARIANA; MISHRA, SANDHYA; KESWANI, CHETAN; SINGH, HARIKESH BAHADUR; DE LIMA, RENATA. Trichoderma harzianum-based novel formulations: potential applications for management of Next-Gen agricultural challenges. JOURNAL OF CHEMICAL TECHNOLOGY AND BIOTECHNOLOGY, v. 93, n. 8, p. 2056-2063, AUG 2018. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.