Busca avançada
Ano de início
Entree

Processamentos eletroacústicos baseados em análises tempo-frequência e sua utilização na música mista em tempo real

Processo: 16/23433-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2017
Vigência (Término): 11 de novembro de 2019
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Jônatas Manzolli
Beneficiário:Danilo Augusto de Albuquerque Rossetti
Instituição-sede: Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Música eletroacústica   Tempo-real   Transformada de Fourier

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo abordar aspectos teóricos e práticos ligados à composição, análise e interpretação da música eletroacústica mista, tomando-a como um processo, tendo como referências epistemológicas o modo de existência dos objetos técnicos e o método alagmático de Gilbert Simondon, além do conceito de enação de Francisco Varela. No âmbito dos processos eletroacústicos analisaremos os processos STFT (Short-Time Fourier Transform), de análise e ressíntese de sinais musicais a partir de análises tempo-frequência, com atenção específica aos processos de convolução e phase-vocoder. Como exemplos analíticos, discutimos a utilização em tempo real do phase vocoder baseado em source-filter em ressonâncias (2015), de Jônatas Manzolli, além da implementação por Arshia Cont do processo de pitch-shifting via FFT em Anthèmes 2 (1997), de Pierre Boulez. No âmbito da criação musical, propomos a composição de obras mistas para diferentes formações instrumentais utilizando os processos eletroacústicos e as ferramentas computacionais estudadas, além da transferência de características destes processos para a escrita instrumental. Uma metodologia de análise sobre nossos processos composicionais, via descritores de áudio, será implementada, com o intuito de avaliar o resultado sonoro e a necessidade de alterações na escrita instrumental e nos parâmetros numéricos dos processamentos. Como ferramentas teóricas para os trabalhos de análise e criação, mencionamos o conceito pre-audibilidade de Gérard Grisey, a morfologia do tempo musical de Karlheinz Stockhausen, a descontinuidade entre as escalas temporais de Horacio Vaggione, além da teoria das catástrofes, saliências e pregnâncias de René Thom. Buscaremos, através da epistemologia de Thom, reunir visões musicais aparentemente antagônicas do processo composicional, a fim de concebermos diferentes formas de interação entre objetos, processos e escalas temporais, pensando-os como pertencentes uma única morfologia geral que em seu interior pode apresentar continuidades e descontinuidades. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROSSETTI, DANILO; MANZOLLI, JONATAS. Analysis of Granular Acousmatic Music: Representation of sound flux and emergence. ORGANISED SOUND, v. 24, n. 2, p. 205-216, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
ROSSETTI, DANILO; TEIXEIRA, WILLIAM; MANZOLLI, JONATAS. Emergent Timbre and Extended Techniques in Live-Electronic Music: An Analysis of Desdobramentos do Continuo Performed by Audio Descriptors. Música Hodie, v. 18, n. 1, SI, p. 16-30, 2018. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.