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Ideais de mulheres: uma comparação entre tratados para educar mulheres e homens nobres (Castela - séculos XV e XVI)

Processo: 17/03224-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Susani Silveira Lemos Franca
Beneficiário:Yasmin de Andrade Leandro
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/14786-6 - Escritos sobre os novos mundos: uma história da construção de valores morais em Língua Portuguesa, AP.TEM
Assunto(s):Idade Média   Educação   Mulheres   Tratados   Século XV   Século XVI
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Castela | Idade Média | mulheres | Península Ibérica | tratados | Península Ibérica nos séculos XV e XVI

Resumo

Entre os séculos XV e XVI, cresceu, em Castela, o interesse dos reis e dos letrados pela educação dos nobres, em grande parte devido às influências humanistas que vinham da Itália. Através de alguns tratados contendo exemplos virtuosos, foram estabelecidas por esses letrados regras para a educação das mancebas e dos mancebos. O objetivo principal desta pesquisa é examinar esses tratados em que o diálogo é estabelecido entre o pai e as filhas ou um preceptor e os filhos, procurando destacar quais os distanciamentos e as aproximações entre uns e outros. Os tratados selecionados sobre a educação das filhas são Castigos y Doctrinas que um sábio daba a sua hijas e Jardin de nobles doncellas; já os tratados sobre a educação dos rapazes são: Manera de criar a los hijos e De liberis educandis. Para além da riqueza do seu conteúdo, tais tratados foram escolhidos em razão da sua larga difusão na Península Ibérica. A maior parte deles se apresentou como uma espécie de arte de bem viver ou de viver virtuosamente. Cabe, pois, interrogar em que medida tais noções novas ou retomadas foram recorrentes no período e projetaram ideais de boa conduta para as meninas e os meninos.

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