Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos experimentais e teóricos em reações de cicloadição (3+2) de azidas a nitro-olefinas

Processo: 17/01754-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2017
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marco Antonio Barbosa Ferreira
Beneficiário:Meire Yasuko Kawamura
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/08541-6 - Ressonância magnética nuclear: além da determinação estrutural, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):19/14609-3 - Estudos de dinâmica na fronteira entre eliminação syn (EI) e eliminação por etapas (E1), BE.EP.DR
Assunto(s):Síntese orgânica

Resumo

Nitro-olefinas tem emergido como importantes blocos de construção para a síntese de 1,2,3-triazols, representando um importante avanço na busca por alternativas mais eficientes e seletivas destas unidades. Vários tipos de sistemas reacionais tem sido utilizados destacando a possibilidade de uso direto de azidas de sódio (levando a preparação de 1H-1,2,3-triazols), bem como azidas e nitro-olefinas substituídas que possam dar origem a 1,2,3-triazols substituídos. Com a introdução da organocatálise e da catálise metálica nestes sistemas, o controle da regioseletividade desta reação tem sido descrito. No entanto, até o presente momento, nenhuma proposta mecanística fundamentada foi descrita, justificando a referida proposta de trabalho. Além disso, como será mostrado, o acesso ao régio-isômero 1,4 ainda não apresenta precedentes a partir de nitro-olefinas.Portanto, uma das vertentes deste trabalho estão em investigar a reação de cicloadição (3+2) de nitro-olefinas em condições "metal-free". Um estudo sistemático levará a preparação de 1,2,3-triazols 1,4-dissubstituídos pelo uso de ±-nitroolefinas usando condições ambientalmente amigáveis. Em uma outra vertente do trabalho, utilizaremos técnicas computacionais e estudos cinéticos (incluindo KIE, determinação de leis de velocidade, etc...) para a elucidação dos processos mecanísticos em condições "catalyst-free", organocatálise (ácido de Brønsted) dentre outras, desta reação esclarecendo sua reatividade e seletividade frente as diferentes condições reacionais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ECHEMENDIA, RADELL; DA SILVA, GUSTAVO P.; KAWAMURA, MEIRE Y.; DE LA TORRE, ALEXANDER F.; CORREA, ARLENE G.; FERREIRA, MARCO A. B.; RIVERA, DANIEL G.; PAIXAO, MARCIO W. A stereoselective sequential organocascade and multicomponent approach for the preparation of tetrahydropyridines and chimeric derivatives. CHEMICAL COMMUNICATIONS, v. 55, n. 3, p. 286-289, JAN 11 2019. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.